O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro e para celebrar a data, tanto a  Prefeitura da Estância de Atibaia, como a de Bragança Paulista, programaram ações.

Em Atibaia as atividades começaram no sábado, 9, com a abertura da exposição Etnia e vão até o dia 20. com palestras, debates, oficinas e muito mais.

Programação completa de Atibaia:

A partir de 09/11

  • Exposição “Etnia” com o artista plástico Juvenal Irene, no Centro Cultural André Carneiro

Dia 14/11

  • Colóquio sobre “A implantação da Lei nº 10639 que torna obrigatório o ensino de África e cultura Afro-brasileira em todas as escolas” com Ana Paula O. de Almeida, no Centro de Convenções Victor Brecheret, às 19h30.
  • Teatro da Assucab – Associação dos Terreiros de Umbanda e Candomblé de Atibaia e Região Bragantina, também no CCVB, às 19h30.

Dia 15/11

  • Águas de Oxalá (cortejo entre as Igrejas do Rosário e Igreja São João Batista), às 8h.
  • Batalha do Anonimato, com o tema “Consciência Negra”, no Centro Cultural André Carneiro, às 20h.


Dia 16/11

  • Trio do Projeto Educando com Música e Cidadania realizará uma apresentação de jazz e blues, no Centro Cultural André Carneiro, às 16h.

Dia 17/11

  • O Projeto Femininas Almas Negras do Samba apresentarão “Batidas e Batuques” com Ana Brasil e Ronaldo, na Casa da Cultura Jandyra Massoni, às 17h.

Dia 18/11

  • O Projeto “Na Quebrada – Um Diálogo na Periferia” se apresentará, com a participação do rapper Gav, na Escola Major Juvenal Alvim, às 19h30.

Dia 19/11

  • Será realizado um debate com o Comitê de Direitos Humanos da Unifaat, com a participação da Odisseia das Flores, no Centro de Convenções Victor Brecheret, às 9h30.
  • Palestra sobre “A implantação da Lei nº10639 que torna obrigatório o ensino de África e cultura Afro-brasileira em todas as escolas” com Ana Paula O. De Almeida, na Escola Prof. Fulvia Aparecida Cancherini Fazio, às 19h30.

Dia 20/11

  • Haverá uma aula espetáculo de Dança Africana Contemporânea/Acony, com Chris Alcantara, em seguida será exposta uma “Mostra Fotográfica Negros de Atibaia do Coletivo Negra Visão”, na Unifaat, às 19h.
  •  Roda de Capoeira da Consciência Negra, com organização da ACA – Associação dos Capoeiristas de Atibaia, no Centro de Convenções Victor Brecheret, às 19h30.

Outras informações sobre a programação de Atibaia podem ser obtidas no Centro de Convenções Victor Brecheret (11) 4412-3287.

Programação completa de Bragança Paulista

Em Bragança Paulista, a Câmara Municipal realiza no dia 19 uma sessão solene de Concessão de Medalha Zumbi dos Palmares.

Na oportunidade será homenageada a Associação Comunitária de Habitação Popular (ACOHAB) de Bragança Paulista.

Também serão homenageados, Caio Cesar de Souza,  Cláudio Firmino dos Santos, Espedito Pereira da Silva (Pantera Negra) e Severino Ferreira da Silva (Pai Bil).

A solenidade acontece a partir das 16h no Plenário da Câmara Municipal que fica na Praça Hafiz Abi Chedid, 125, no Jardim América, em Bragança Paulista.

Além disso, no dia 20, a Secretaria de Cultura e Turismo promove a Festa da Cidadania. O evento que acontece no Dia da Consciência Negra será realizado a partir das 10h na Praça Jacinto Osório, no Bairro do Matadouro.

 

Para ficar sempre por dentro dos eventos que acontecem em Bragança Paulista e região acesse: https://bragancaempauta.com.br/category/eventos-braganca/

Deixe uma resposta