No dia 21 de setembro é comemorado o Dia do Adolescente. Em Bragança Paulista para celebrar a data, a Secretaria de Saúde, de Bragança Paulista,  realizará diversas atividades no Espaço do Adolescente, de 17 a 21.

Já em Atibaia, a data, será marcada pela realização da V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Semana do Adolescente em Bragança Paulista

A Semana do Adolescente contará com:oficina culinária, rodas de conversas com diversos temas, psicodrama, tendas temáticas, atrações artísticas, lanches, sorteio de brindes e muito mais.



O evento é aberto para crianças e jovens de 10 a 20 anos.

O Espaço do Adolescente tem por objetivos prestar assistência integral ao adolescente proporcionando o acesso a atendimentos profissionais, individuais e grupais, visando à prevenção de riscos pessoais e sociais; oferecer proteção social e ser programa de referência para unidades de saúde do adolescente do município.

Os adolescentes contam com os trabalhos de profissionais nas mais diversas áreas como: Hebiatra, Ginecologista, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudióloga, Nutricionista, Assistente Social, Professor voluntário de violão, além da parceria com Projeto Dança e Cidadania.

Confira a programação, compartilhe e participe !

  • 17 de setembro, segunda-feira
    13h30 – Oficina Culinária – Qualidade de vida, aprendendo e fazendo – Nutricionista Melissa Arrebola.
  • 18 de setembro, terça-feira
    9h – Roda de conversa – Relação mamãe-bebê: O que é necessário saber? – Hebiatra Maria Cristina e Enfermeira Vanessa Viana.
    13h30 – Roda de conversa – Vantagens e desvantagens do uso das redes sociais – Psicóloga Adriana Malta.
  • 19 de setembro, quarta-feira
    9h – Roda de conversa – Faça amigos não faça bullyng – Psicóloga Lúcia Lupetti.
    14h – Roda de conversa – Importância da prática do esporte na adolescência – Professor da FESB
  • 20 de setembro, quinta-feira
    9h – Roda de conversa – Sexualidade humana e adolescência – Hebiatra Maria Cristina e Enfermeira Vanessa Viana.
    14h30 – Psicodrama – Bullyng, redes sociais, adolescer, gênero – Psiquiatra Ivan Centelhas.
  • 21 de setembro, sexta-feira
    13h – Comemoração ao dia do adolescente – Tendas temáticas, atrações artísticas, lanches, sorteios de brindes e muito mais.

Já em Atibaia, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente será realizada no dia  21 de setembro, Dia do Adolescente.

O evento acontecerá no Centro de Convenções,  das 7h30 às 18h, e terá como tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências”

As discussões que serão realizadas  fazem parte de uma das quatro etapas estabelecidas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que são: conferências livres, municipais, estaduais e distrital e nacional. Essas discussões estão sendo realizadas no país desde janeiro deste ano e vão até outubro de 2019. As propostas consolidadas farão parte da XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (XI CNDCA). Em Bragança Paulista, por exemplo, a conferência já foi  realizada.

Os debates conferenciais estão divididos em cinco eixos temáticos: Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

A etapa nacional da XI CNDCA acontecerá em outubro de 2019, em Brasília, e reunirá um conjunto de propostas resultantes das demais etapas conferenciais. As propostas priorizadas na etapa nacional influenciarão na elaboração de políticas públicas, projetos de lei e demais instrumentos e ações voltadas a promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil.

Deixe uma resposta