O sindicalista Júlio Nascimento, fundador do Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista, faleceu na segunda-feira, 5, vítima de COVID-19.  Ele estava internado na UTI do Hospital Intermédica ABC, em São Bernardo do Campo.

Julião  também foi assessor da Fetec-SP, bem como do Sindicato dos Bancários do ABC desde 1994. Viajou o país organizando eleições sindicais e com atuação importante nas lutas e conquistas da categoria bancária e trabalhadora. Ele, aliás, também foi presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Bragança Paulista.

Aos 64 anos, Julião deixou esposa, filha e neto.

“Júlio é uma daquelas pessoas que queremos que esteja por perto e que sempre terá um motivo de alegria e prazer. Ele faz jus ao que disse Brecht sobre homens que lutam uma vida toda, os imprescindíveis. Infelizmente, o grande guerreiro que sempre esteve na luta pela classe trabalhadora e por um mundo mais justo nos deixa, disse Marcel Barros também fundador do Sindicato dos Bancários de Bragança e Região.

O falecimento, no entanto, só divulgado oficialmente pela Prefeitura nesta terça-feira, 6. Ele é a 76ª vítima fatal da COVID-19, em Bragança Paulista, desde o início da pandemia, a segunda morte confirmada no mês de outubro.

Este mês, aliás, o município tem também uma morte em investigação. A vítima é um homem de 68 anos, que  estava internado em leito de UTI e faleceu no dia 4.

VEJA TAMBÉM:

Ônibus novos: problemas velhos. Usuários reclamam de lotação
Homem é encontrado morto dentro de porta-malas com mãos amarradas
Acidente com aeronave deixa dois feridos em Bragança Paulista

Desde o início da pandemia o município tem, portanto, 76 mortes confirmadas para COVID-19. Destes, 21 são de moradores de asilo, sendo 11 do Jardim Público, 9 do asilo da Vila Bianchi, bem como 1 da Casa São Luiz, que abriga freiras idosas.

Dos 76 mortos, 41 eram homens e 35 mulheres, sendo que 13 tinham menos de 60 anos. Já as outras 63 vítimas tinham 60 anos ou mais.

Agosto e setembro, são os meses com maior número de mortes até agora, sendo 21 óbitos confirmadas para COVID-19 em cada um dos meses. Em julho foram 15 mortes. Do início da pandemia até o final de junho, aliás, foram 17 mortes no total. Outubro já contabiliza duas mortes.

Vice-prefeito segue na UTI

O vice-prefeito Amauri Sodré que foi internado na manhã de segunda-feira, 6, na Santa Casa continua internado.

Segundo boletim médico divulgado pelo Complexo Hospitalar Santa Casa de Bragança Paulista, no início da tarde, ele apresenta bom padrão respiratório, com melhora “na falta de ar”, estando confortável, consciente e colaborativo.

De acordo com os médicos pela manhã, o vice-prefeito apresentou um pico febril com melhora após medicação. Ele necessitou de suplementação de oxigênio, com utilização de cateter nasal de alto fluxo (sem intubação), obtendo melhora clínica.

Os médicos ainda ressaltaram a necessidade de Amauri Sodré permanecer na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a vigilância pulmonar, infecciosa e intensificação de fisioterapia respiratória.

OUTROS NÚMEROS

O boletim de hoje indica também a confirmação de mais 21 casos confirmados de COVID-19 nas últimas 24 horas. Sendo assim, o município tem agora o total de 4526 casos da doença desde o início da pandemia. Destes, no entanto, 2733 pacientes já estão recuperados.

Ele também mostra, aliás, a notificação ao Ministério da Saúde de mais 69 casos suspeitos. Com isto, o município pulou de 7623 notificações para 7692.

Da mesma forma, o boletim indica 43 casos descartados para COVID-19 nas últimas 24 horas. O município tem hoje 141 pacientes esperando os resultados dos exames. No dia anterior eram 136 pacientes aguardando.

A taxa de ocupação de leitos regionais de UTI é de 42,4%. Já a taxa de ocupação de leitos clínicos é de 41,9%.

Além disso, o boletim de hoje indica que entre leitos de enfermaria, bem como de UTI, tanto SUS como particulares, estão internados com confirmação de COVID-19, um total de 19 pacientes de Bragança Paulista. No dia anterior eram 17 pacientes.

Além disso, 10 pacientes continuam aguardando internados os resultados de seus exames. No dia anterior eram 12 internações.

INFORME-SE

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta