Subiu para 10 o número de casos confirmados de coronavírus em Bragança Paulista. Das 5 mortes investigadas uma foi descartada. As informações foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, Marina de Fátima Oliveira, durante seu pronunciamento na manhã desta terça-feira, 31.

Segundo ela das 69 notificações até o momento, 11 casos foram descartados, 10 confirmados e, portanto, 48 estão em investigação.

Estado dos pacientes

Ela disse que existem 11 pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 13 em leitos hospitalares.

Na Santa Casa há cinco pacientes internados em leitos de UTI, sendo que três pacientes já tiveram a doença confirmada: uma mulher de 34 anos e uma de 73 anos e um homem de 63 anos. Os outros dois pacientes são um homem de 79 anos e uma mulher de 37 anos, que aguardam resultados dos exames.

Já no Hospital Universitário São Francisco (HUSF) há dois pacientes internados na UTI, um homem de 78 anos, bem como uma mulher de 35 anos, ainda aguardando o resultado dos exames.

Já na UTI do Hospital Bragantino há quatro pessoas internadas. Um homem de 54 anos e três mulheres, de 52, 61 e 66 anos, sendo que destes apenas um caso foi confirmado o da mulher de 66 anos.

Quanto aos pacientes das enfermarias dos hospitais, Marina de Fátima Oliveira lembrou que dos 13 pacientes internados, na Santa Casa, há 3 deles, aliás, com casos confirmados de Covid-19.

Morte descartada

Marina divulgou ainda durante o pronunciamento que foi descartada uma das mortes suspeitas. A vitima é um homem, de 39 anos, que sofreu uma queda de moto no dia 10/03 e que na oportunidade procurou atendimento na Santa Casa. Ele foi liberado, mas no dia 19/03 voltou para o hospital com dores na fratura. Foi então que o rapaz teve também um quadro de pneumonia sendo liberado do hospital no dia 23/03.

Na quinta-feira, 26, no entanto, ele apresentou dificuldades para respirar, chegou a ser internado de novo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) mas não resistiu e faleceu, não sendo portanto, de coronavírus.

QUATRO MORTES EM INVESTIGAÇÃO

Quatro outras mortes continuam em investigação. A primeira morte foi registrada no dia 20/03. Um idoso de 75 anos, teve contato com outro paciente de outra cidade e no dia 12/03 apresentou sintomas gripais como febre e dificuldade de respirar. Ele procurou por atendimento médico no dia 19/03, no Hospital Universitário São Francisco – HUSF.

A segunda morte considerada suspeita aconteceu no dia 21/03. Um idoso, de 60 anos, chegou a ser internado no dia 18 com pneumonia. No dia 20 ele teve alta médica, mas no dia seguinte voltou para o hospital com sintomas gripais como febre e dificuldade para respirar e faleceu no mesmo dia no Complexo Hospitalar Santa Casa.

A terceira trata-se de um homem, de 69 anos, que estava internado na Santa Casa e faleceu na tarde de quarta-feira, 25/03.

A quarta vítima é um homem de 56 anos cuja morte foi divulgada na segunda-feira, 30.

Ao todo agora, das 69 notificações, Bragança Paulista tem 10 casos confirmados, bem como 48 casos em investigação, entre eles 4 mortes. Há ainda 11 casos descartados.

Dúvidas e denúncias

Denúncias de estabelecimentos que desrespeitam a quarentena podem ser feitas pelo 153 da Guarda Municipal ou também para a Central de Atendimento Público (CAP) pelo 0800-580-0678, que serve também para tirar dúvidas.  O atendimento, neste caso, é feito por funcionários da Secretaria de Saúde que orientam a população.

Vale lembrar, que o isolamento social é segundo especialistas da saúde o melhor caminho para o combate ao coronavírus, aliado a higiene pessoal.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região acesse:https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias pelo celular acesse:  https://chat.whatsapp.com/CxVBfj7gj2X0nPqzfJbP1v

[uam_ad id=”37841″]

Deixe uma resposta