A Prefeitura de Socorro,  atendendo a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, iniciou hoje, dia 30/03, o agendamento da população para vacinação contra febre amarela.

Isto porque foi localizado no município, um macaco morto, infectado por febre amarela, no Bairro do Serrote.

O agendamento para a vacinação acontece no Ginásio de Esportes, situado à Rua Dr. Hallim Feres, nº 340, ao lado do Centro de Saúde, de segunda a sexta, das 9h às 16h. Quem preferir pode fazer o agendamento pelo telefone,  (19) 3895-5165, no mesmo horário.

As primeiras doses deverão atender aos moradores da zona rural.

A triagem tem como objetivo verificar se a pessoa já foi vacinada antes contra a febre amarela, afinal, duas doses tomadas, com um intervalo de pelo menos dez anos, garantem a proteção por toda a vida.

Segundo nota da Prefeitura de Socorro, parte dos profissionais de saúde do município já foram vacinados, antes mesmo do macaco ser encontrado. Agora, os demais serão vacinados para poderem colaborar no atendimento, caso o novo protocolo seja adotado no município.

Ainda segundo a nota, a equipe da Vigilância em Saúde intensificou seus mutirões, inclusive aos finais de semana, para combater possíveis criadouros de mosquitos transmissores principalmente nas proximidades de onde foi encontrado o macaco.

Vale lembrar, que os macacos, mesmo que infectados, não transmitem a doença, pelo contrário, eles alertam sobre a presença do vírus naquela área, possibilitando seu combate.

As autoridades alertam que não se deve matar os macacos, até porque isto também configura crime ambiental.

Na zona urbana, a transmissão da febre amarela se dá pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, zika e chikungunya. Desde 1942, o Brasil não registra um caso de febre amarela urbana.

Esta é a terceira cidade da região com morte de macaco por causa de Febre Amarela registrada. Houve registro de macacos mortos em Amparo e Tuiuti.