Skip to content

Solenidades marcam comemorações de 9 de Julho em Bragança e Atibaia

Solenidades marcam comemorações de 9 de Julho em Bragança e Atibaia

Nesta quinta-feira, 9, é celebrado o Dia da Revolução Constitucionalista. A data, era para ser comemorada com feriado, em todo o Estado de São Paulo, no entanto, por causa da pandemia ele foi antecipado.

Com isto, tanto em Bragança Paulista quando em Atibaia, haverá cerimônias em homenagem aos heróis ex-combatentes  que participaram do movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo e que completa 88 anos.

A Revolução Constitucionalista de 1932 ocorreu no Estado de São Paulo, com início em 9 de julho. Ela, aliás, foi marcada por uma resistência ao Governo Federal vigente à época, provisório, de Getúlio Vargas. O movimento foi liderado pelos paulistas, que defendiam uma nova Constituição para o Brasil. Durante meses as tropas paulistas entraram em confronto com as forças militares de Vargas, no entanto, isolados, acabaram derrotados. Apesar da derrota no campo de batalha, o levante paulista teve como consequência uma nova Constituição do Brasil, promulgada no ano de 1934.

9 de Julho em Atibaia

Em Atibaia, a cerimônia será realizada a partir das 9h, na 3° Cia da Polícia Militar, sem a presença de público.

Apenas uma equipe reduzida de autoridades, bem como membros do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública – GGI e o familiar de um dos ex-combatentes representando a todos participarão do evento, em cumprimento às medidas de enfrentamento ao Coronavírus.

Durante a solenidade não haverá entrega de condecorações a personalidades que se destacaram durante o ano e aos ex-combatentes que fazem parte da história da cidade, tampouco haverá a tradicional cerimônia eucarística no mausoléu existente no Cemitério São João Batista em memória aos heróis de Atibaia na Revolução.

9 de Julho em Bragança Paulista

Em Bragança Paulista, anualmente a Secretaria de Cultura e Turismo, promove a tradicional solenidade em homenagem aos combatentes bragantinos da Revolução Constitucionalista de 1932, na Praça 9 de Julho. Lá há inclusive um monumento em alusão ao movimento.

Este ano, devido a pandemia o município realizará às 8h apenas um ato simbólico em homenagem póstuma aos 136 soldados bragantinos que lutaram na Revolução Constitucionalista de 1932.

O evento será realizado sem público e seguirá todas as medidas de enfrentamento e prevenção do novo Coronavírus.

Para ficar sempre por dentro de eventos que acontecem on-line, ou então em Bragança Paulista, Atibaia e região acesse:

Quer receber notícias de Bragança Paulista e região no celular?  É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta

© 2015-2020 Jornal Bragança Em Pauta - Todos direitos reservados