Telemedicina é alternativa no enfrentamento ao coronavírus

O atendimento médico à distância, ou telemedicina tem sido uma alternativa no enfrentamento ao coronavírus.
No final de março o Governo Federal publicou a Portaria nº 467/2020, que regulamenta atendimentos médicos à distância durante o enfrentamento da pandemia de Coronavírus.

Atibaia, está usando a telemedicina na rotina hospitalar. O atendimento médico à distância já está disponível na Santa Casa de Atibaia e no hospital particular onde a Prefeitura contratou leitos de UTI.

VEJA TAMBÉM

Número de casos de COVID-19 em Bragança Paulista e região
Gráficos com números de COVID-19 em Bragança Paulista

Os equipamentos contam com uma plataforma digital moderna e segura, com inteligência artificial, criptografia ponta a ponta. O sistema tem um padrão de segurança para telemedicina conforme exigências das entidades americanas.

Por meio dessa plataforma acontece o atendimento médico remoto, em tempo real. Há possibilidade de utilização de recursos que vão desde a videoconferência até a conexão com 40 tipos de aparelhos para exames, tanto de saúde primária como, por exemplo, aferição de pressão quanto especialidades (como eletrocardiograma, etc).

Entre os benefícios da telemedicina, especialmente neste momento de isolamento físico em função do Coronavírus, estão a preservação da saúde de profissionais e pacientes, que não mantêm contato direto.

O sistema garante também a otimização do expediente médico, já que no atendimento presencial parte expressiva do tempo é empregada em deslocamentos e procedimentos de higienização (à distância, um único profissional, fixo em apenas um local, reúne condições de atender a inúmeros pacientes presentes em diversos pontos, bastando que essa tecnologia esteja disponível); e maior facilidade no acompanhamento da saúde do paciente.

Conforme a portaria da União, a telemedicina pode ser utilizada para atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta, de monitoramento e de diagnóstico.

Viabilização

A telemedicina em Atibaia foi viabilizada por meio de uma parceria com a iniciativa privada, junto à filial brasileira da empresa norte-americana AMD Telemedicine, líder no ramo, que cedeu o uso à Prefeitura, por comodato (portanto sem custos para o município), dos equipamentos e das respectivas licenças de software enquanto perdurar o enfrentamento ao Coronavírus.

Vale lembrar que a teletriagem, ou seja, a triagem realizada por meio de telemedicina é uma medida descentralizada de enfrentamento à pandemia de Coronavírus utilizada por países que obtiveram sucesso no combate à doença, como Coréia do Sul e Israel.

Coronavírus em Atibaia

Atibaia tem 148 notificações de coronavírus, sendo 19 casos confirmados, 60 descartados, 69 em investigação. Há ainda dois óbitos confirmados e dois em investigação.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região acesse:https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias pelo celular acesse: https://chat.whatsapp.com/BEtf6hqh9CW4JeRGa16MO3

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *