Nesta terça-feira, 28, a partir das 9h30, acontece na Câmara Municipal de Atibaia palestra com a autora de livro sobre o Programa Família Acolhedora, doutora Jane Valente. O programa busca ajudar crianças e adolescentes encontrando um lar onde seus direitos sejam garantidos (temporariamente, enquanto suas famílias de origem devem ser fortalecidas).

O evento é realizado pela Prefeitura de Atibaia e tem como objetivo modernizar a disponibilidade do serviço na cidade e qualificá-lo.

A palestra é voltada para usuários e técnicos do serviço de acolhimento de crianças e adolescentes no município, operadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, profissionais da Assistência Social, do Sistema de Garantia de Direitos, Poderes Judiciário e Legislativo e o Ministério Público.

A entrada é aberta e gratuita a toda a população.

Durante o evento ainda está prevista uma apresentação cultural de alunos do Espaço Crescer, OSC parceira da Prefeitura.

A proposta do programa Família Acolhedora é captar famílias da comunidade de forma que sejam selecionadas, capacitadas e acompanhadas pelos técnicos psicossociais para acolherem, temporariamente e na própria residência, crianças e/ou adolescentes em situação de risco pessoal e social, que estejam necessitando de cuidados e proteção.

A palestrante, Doutora Jane Valente, é assistente social, servidora pública da Prefeitura de Campinas; especialista em violência doméstica contra a criança e o adolescente.

De acordo com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Atibaia, a Prefeitura está concluindo um Projeto de Lei que propõe alterações na Lei nº 3.762/2009, que institui o programa de acolhimento provisório de crianças e adolescentes (Família Acolhedora) no município.

Em breve o PL deverá ser protocolado pelo Poder Executivo na Câmara Municipal.

Outras informações sobre o Programa Família Acolhedora podem ser solicitadas junto à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social: Rua Zeferino Alves do Amaral, nº 78, Centro, telefone (11) 4414-0650.

Deixe uma resposta