No dia 29 de novembro, Bragança Paulista, assim como outros 18 municípios da região (Aparecida, Atibaia, Bragança Paulista, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Igaratá, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Roseira, São José dos Campos, Taubaté e Tremembé) terá desligado o sinal analógico de TV.

Apesar de existirem kits capazes de fazer a conversão de sinal e deixar os aparelhos mais antigos de tv funcionando normalmente, muita gente deve optar por descartar os aparelhos e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está recebendo as TVs analógicas que a população desejar descartar.

Os interessados podem levar seus aparelhos na sede da secretária que fica no Jardim Público, situada à Rua Albino Dantas, s/n.

A ideia é evitar que as televisões sejam descartadas no lixo comum.

O descarte correto destes aparelhos é muito importante, pois esses equipamentos possuem metais tóxicos que contaminam o meio ambiente.

Mais de 8 mil kits digitais já foram distribuídos

As famílias de baixa renda, cadastradas em programas sociais tem direito a receber o kit de forma gratuita. A entrega é feita pela empresa Seja Digital que informa que em Bragança  mais de 14 mil kits foram disponibilizados e, desses, mais de 8 mil kits já foram retirados. Já em Atibaia, estão previstos mais de 9 mil kits gratuitos, sendo que mais de 5 mil já foram distribuídos.

Para saber se tem direito ao kit, a população deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social). Se o nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para retirar os equipamentos.

Por meio desses canais, a população também pode tirar dúvidas sobre a mudança do sinal de TV. Outra alternativa, também, é visitar um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e procurar pelo ponto de apoio da Seja Digital para esclarecer dúvidas ou agendar a retirada do kit gratuito.