UTIs: Bragança tem 20 leitos de COVID para 11 cidades

Por Filipe Granado
A importante pauta sobre número de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do SUS (Sistema Único de Saúde) e o debate sobre a forma de divulgar a sua ocupação, teve mais um capítulo nesta terça-feira, 9.
Durante seu pronunciamento, a secretária municipal de Saúde, Marina de Fátima Oliveira esclareceu os questionamentos do Em Pauta feitos na semana passada, acerca da questão das UTIs, que agora, contam com 20 leitos exclusivos para COVID-19 no município de Bragança Paulista: 10 leitos no Hospital Universitário São Francisco (HUSF) e 10 leitos no Hospital Bragantino. Estes 20 leitos atendem os 11 municípios da Região Bragantina e sua ocupação total hoje é de 45%, ou seja, 9 leitos.
“São leitos criados exclusivamente pela Secretaria de Estado da Saúde e habilitados pelo Ministério da Saúde. Leitos novos, direcionados exclusivamente à COVID”, afirmou Maria Oliveira.

OUTRAS DOENÇAS

Com relação aos demais leitos, que agora devem atender somente outras patologias, a secretária de Saúde informou que são 19 disponíveis no SUS. 15 no HUSF e 4 na Santa Casa de Misericórdia. Inclusive, a Santa Casa não tem leitos exclusivos para tratamento de COVID-19. Embora, já tenha atendido em diversas oportunidades.
A partir deste momento, a Secretaria de Saúde quer separar as doenças. “Esses leitos não se misturam, eu não posso colocar em um leito dedicado a outras doenças pacientes da COVID, por causa de transmissão. Por isto que há essa separação. Quando não tínhamos esses leitos dedicados à COVID, tivemos até prejuízo no atendimento porque tivemos que fazer isolamentos de pedaços de UTI para por esses pacientes suspeitos ou confirmados”, afirmou Marina.
LOTAÇÃO
Perguntada pelo Em Pauta, se em caso de lotação, seria possível utilizar os leitos de COVID-19 para outras doenças e também o inverso, Marina disse que sim. ““Se a gente precisar, vamos usar em uma necessidade extrema. Também podemos utilizar os leitos que o Estado disponibiliza em Campinas”, disse.
Portanto, a taxa de ocupação dos leitos de UTI SUS exclusivos para COVID-19 hoje é de 45%. Todavia, a ocupação dos leitos para as outras doenças é uma incógnita. “Não tenho dos demais. Tenho acesso a todas informações em tempo real na Santa Casa. Já dentro do Hospital Universitário, os 15 leitos que são para a nossa região, eles não me informam a ocupação destes leitos”, informou.
Até o dia 26 de maio, antes da flexibilização da quarentena e do funcionamento dos leitos exclusivos, a Prefeitura divulgava a ocupação total das UTI SUS de Bragança Paulista, inclusive com dados do HUSF. Tanto de pacientes com COVID-19, quanto com outras doenças.
 
Quer receber notícias de Bragança Paulista, Atibaia e região pelo celular? Acesse: https://chat.whatsapp.com/DmsF58nBO26BkIRWajALJ7
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *