Você sabia que sua boca diz muito sobre sua saúde? Dentistas conseguem diagnosticar doenças como anemia e diabetes

A maioria das pessoas acredita que o dentista está apto a tratar apenas doenças que envolvem os dentes ou gengiva, fazendo com que muitos pacientes apenas procurem um dentista para realizar tratamentos estéticos e “limpezas”, e esquecem que várias doenças podem se manifestar na cavidade bucal, ou seja, na boca.

Para falar sobre a importância de cuidar da sua saúde bucal, nós conversamos com a Dra. Mariana Martins R. Leme, que trabalha no Centro Odontologico Martins, que ressaltou que é atribuição do Estomatologista fazer o diagnóstico e encaminhar o paciente ao médico para que o mesmo trate de doenças sistêmicas que possam apresentar manifestação na boca ou que possam exercer alguma influência ou interação negativa com o tratamento odontológico.

“Temos uma Especialidade Odontológica que se chama Estomatologia, ou seja, uma área que tem como objetivo prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade bucal e no complexo maxilo-mandibular (lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares e demais estruturas da orofaringe).”

No Brasil, a Estomatologia é reconhecida desde 1992 pelo Conselho Federal de Odontologia – CFO

Mariana Martins explica que os Especialistas conseguem ao analisar a saúde bucal, diagnosticar outras doenças no paciente como, por exemplo: anemia, diabetes, HIV, bulimia, entre outras.

 

“A promoção da saúde pode ser realizada também, através de ações educativas. Nosso objetivo é tentar mudar valores e o comportamento do paciente. Nós os orientamos quanto aos malefícios do fumo, álcool, exposição excessiva ao sol, importância de uma boa higiene e saúde bucal, da integridade dos elementos dentais e aparelhos protéticos, os benefícios da alimentação balanceada, orientações quanto a importância e técnica de auto-exame. Todas estas dicas, são importantes para que se evite o aparecimento de inúmeras doenças.”

Ela explica também a importância de se realizar um diagnóstico precoce, a fim de determinar ações terapêuticas mais eficientes e com um menor custo.

Entre as doenças que podem ser diagnosticadas por um dentista estão: câncer bucal, hiperplasia oral, fibroma oral, cisto ósseo, micose oral, necrose óssea, entre outros.

Este profissional também trata e acompanha as lesões decorrentes da quimioterapia e/ ou radioterapia, aplicada em pacientes diagnosticados com câncer, antes, durante e após estes tratamentos.

Ficou com alguma duvida? Envia mensagem para a Dra Mariana Leme Martins. Acesse: http://www.centroodontologicomartins.com.br/ ou https://www.facebook.com/Centroodontologicomartins/?fref=ts.