Zona Azul Digital começa funcionar dia 30 em Bragança Paulista

Bragança Paulista contará a partir do dia 30 de março com sistema Bragança Azul Digital (Zona Azul Digital). O anúncio do início do serviço foi feito na quinta-feira, 21, durante solenidade realizada no gabinete do prefeito Jesus Chedid.

Na oportunidade, a Secretaria de Mobilidade Urbana apresentou o sistema. A ideia é fazer a otimização do monitoramento do estacionamento rotativo em vias públicas.

O serviço Bragança Azul Digital a princípio será prestado pela empresa Transitabile Sistemas de Controle de Vagas Automotivas. Ela foi uma das seis empresas habilitadas no processo licitatório. Além dela, a Serttel também já efetuou os testes de habilitação técnica. Com isto, a Sertel também poderá explorar o serviço após apresentar o funcionamento e testes com o aplicativo próprio.

“Não quero fábrica de multa, mas fazer valer a rotatividade e privilegiar o comércio com uma medida que alia modernidade e comodidade para o usuário. Quero que funcione bem e atinja a finalidade”, comentou durante a solenidade o prefeito Jesus Chedid.

Com a implantação do Bragança Azul Digital a intenção da Prefeitura é ampliar a oferta de vagas com a rotatividade.

O aplicativo “Transitabile Bragança Paulista” já está disponível para ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais do seu celular. O aplicativo está disponível tanto para plataforma Android, na Play Store, quanto para iOS, na App Store.

O usuário deve cadastrar o veículo e pagar pela vaga indicando o tempo que permanecerá no local. O limite de permanência, aliás, é de 2 horas por vaga. O próprio aplicativo avisa quando o tempo está acabando.

Transição

A Secretaria de Mobilidade Urbana informa que apesar do sistema começar operar dia 30 haverá um período de transição. Este período  será de 60 dias a contar a partir do dia 30 de março. Durante estes 60 dias a população ainda poderá utilizar o cartão impresso.

Além disso, quem não tiver internet no celular ou não quiser usar o  aplicativo contará com pontos de venda (PDVs). Os pontos de venda funcionarão em estabelecimentos comercias como bancas de jornais, por exemplo.  Nestes pontos, como por exemplo, bancas de jornais, o usuário pagará pelo serviço avulso e receberá o comprovante da transação.

Comerciantes interessados em ser um ponto de venda podem se dirigir até a Secretaria de Mobilidade Urbana, situada na Rua José de Oliveira, nº 15, Jd. Júlio Mesquita Filho para fazer o cadastro.

Vagas

A princípio o serviço Bragança Azul Digital será efetuado nas cerca de 1700 vagas já existentes.

Durante os 60 dias de transição, no entanto, a Prefeitura pretende estudar a ampliação delas de acordo com a necessidade da cidade. “Hoje, nas ruas e em alguns comércios locais, o usuário acha para comprar a folha da zona azul por 3 e até 5 reais, cabe reforçar que com o novo sistema o valor da hora será único, de 2 reais. A Zona Azul não pode ser um objeto de ágio em prejuízo à população”, reforçou.

A empresa disponibilizará nesse período de transição 20 divulgadores que permanecerão nas vias de “Zona Azul Digital” orientando os usuários e ensinando a utilizarem o novo sistema.

A fiscalização da zona azul continuará a cargo dos agentes de trânsito que contarão com mais duas scooters, cedidas pela empresa Transitabile em comodato, para agilizar a fiscalização nas vias públicas.

De acordo com a Prefeitura, as ruas nas quais serão aplicadas as regras da Zona Azul Digital serão identificadas por sinalização vertical, por meio de placas.

A utilização dos créditos digitais será necessária das 8h às 18h em dias de semana, aos sábados das 8h às 13h. Aos domingos e feriados o estacionamento é livre.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *