Inscrições para 8ª Expedição Fotográfica “Caminhos das Águas” acontecem de 12 a 15 de agosto

 Entre os  dias 12 e 15 de agosto estão abertas as  inscrições on line para a 8ª Expedição Fotográfica “Caminhos das Águas”.
 Ao todo  são oferecidas 40 vagas e as inscrições podem ser feitas pela página do coletivo Sócio Ambiental de Bragança Paulista, no Facebook facebook.com/coletivobp
 De que forma podemos desconstruir a ideia de abundância de água? De onde vem a água que abastece a população bragantina?  Como está a situação do rio Jaguari?
Essas e outras perguntas são o foco da 8ª edição da Expedição Fotográfica  que é realizada pelo Coletivo Socioambiental de Bragança Paulista em parceria com a Associação Bragança Mais.
 Na VIII Expedição Fotográfica “Caminho das Águas” os participantes farão uma saída de campo para conhecer e registrar imagens do Rio Jaguari e conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). As fotos tiradas pelos participantes farão parte de uma exposição de fotos itinerante.
 A expedição fotográfica caracteriza-se como uma atividade de educação ambiental não formal, gratuita e aberta para todos que se interessam pela sustentabilidade de nossa região (os participantes recebem certificado de participação).
 Expedição está organizada em 4 etapas:
  •    1ª etapa: Inscrições de 12 a 15 de agosto
  • 2ª etapa: Saída para expedição: 19 de Agosto das 7h30 às 12h30 – ponto de encontro na Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB)
  • 3ª etapa: Escolha das fotos para exposição: dia 23 de Agosto as 18h no Galpão Gloria Valle Eventos
  • 4ª etapa: Exposição das fotos
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE



  Segundo os organizadores do evento, a SABESP será parceira do evento, e irá receber os inscritos  na ETE, além de oferecer ônibus para realização da expedição.
 
 Outras  informações podem ser obtidas pelo telefone 11 99598-8457, facebook.com/coletivobp ou pelo email [email protected] 

Os organizadores, ressalta a importância do evento, para tratar sobre a escassez de água doce, que caracteriza-se como um problema global, tendo em vista que apenas 1% da água do planeta Terra é doce e está disponível para o uso de todos os seres vivos.

  No cenário mundial, o Brasil é conhecido como um país que possui grande quantidade de água, pois cerca de 12% de toda água do mundo se encontra no território nacional. Essa impressão de abundância de água compõe o imaginário de todo brasileiro, porém os dados indicam que a região sudeste de nosso país tem 6% de água para abastecer 43% da população. Essa informação dá indícios da escassez de água em nossa região.
 A população de Bragança Paulista, localizada na região da cabeceira da Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) também tem a impressão de abundância de água pela proximidade com o Rio Jaguari e também pela grande quantidade de água represada na Barragem do Jaguari – represa que faz parte do Sistema Cantareira.
 O que muitos desconhecem é que o rio Jaguari, no seu fluxo normal possui em média 16 m3/seg, ficando a maior parte de suas águas reservadas na represa e ao retornar ao seu curso natural, o rio sofre uma redução de volume, caindo para cerca de 2m3/seg, quando é feita a captação de água para abastecer o município.
 Os organizadores do evento, lembram diante deste cenário, que não podemos nos esquecer que a qualidade de vida e biodiversidade depende diretamente da quantidade e qualidade da água e convida a todos para participar desta reflexão e da expedição.
Facebook Comments