Skip to content

Atibaia adota novas regras e horários de funcionamento do comércio

Atibaia adota novas regras e horários

Atibaia, assim como Bragança Paulista está na Fase Laranja do Plano São Paulo, porém tem adotado medidas próprias quando o assunto é flexibilização do comércio e serviços.  Neste sábado, 1º, o prefeito Saulo Pedroso divulgou um novo decreto,  que adota novas regras temporárias e emergenciais, visando a prevenção da COVID-19, a partir de segunda-feira-3.

Conforme o decreto nº 9.268  bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, lojas de conveniências, cafés e similares, mesmo os instalados no interior de shopping center, mercado e afins, no âmbito de município de Atibaia, poderão exercer suas atividades de segunda a quinta feira, nos sistemas de “drive-thru” e delivery. Já de sexta, sábado e domingo é permitido o atendimento presencial e consumo no local, desde que com o limite máximo de 30% da capacidade do estabelecimento.  Além disso, o horário máximo de funcionamento é 22h.

Na Fase Laranja do Plano São Paulo, no entanto, não é permitido abertura de bares e restaurantes para consumo no local.

Além disso, conforme o novo decreto, as microempresas e microempreendedores podem abrir seus estabelecimentos das 7h00 às 17h00. As empresas aliás, só podem manter no máximo três funcionários no estabelecimento, sendo que cada um só pode atender um cliente por vez.

Já os estabelecimentos de grande porte, como as lojas de departamento, podem funcionar das 10h às 20h. com no máximo 30% de sua capacidade. Já os prestadores de serviços podem atuar das 9h às 18h.

Em todos os casos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, ou portadores de doenças crônicas não podem trabalhar de forma presencial.

Salões e academias

Barbearias, salão de beleza e similares, no entanto, só podem abrir de quarta feira a sábado. No Plano São Paulo, na Fase Laranja, estes estabelecimentos deveriam permanecer fechados.

Além disso, em Atibaia o prefeito Saulo Pedroso também autorizou o funcionamento das academias de ginástica, exceto as instaladas em clubes. As academias podem abrir com 20% da capacidade e mantendo o distanciamento de no mínimo 1,5 m entre as pessoas.

Pessoas com mais de 60 anos ou integrantes do grupo de risco não podem frequentar as academias.

Também foi liberada as atividades físicas e técnicas em quadras desportivas de gramado sintético, e as quadras de tênis, exceto as instaladas em clubes desde que as atividades não exijam o contato físico ou uso comunitário de equipamentos.

Já com relação as atividades religiosas, elas podem acontecer presencialmente durante as sextas-feiras, sábados e domingos. Durante a semana as atividades devem ser feitas apenas de forma on-line.

O que disse o prefeito?

Atibaia contabiliza até o momento 676 casos positivos de Coronavírus desde o início da pandemia. Deste total, 495 estão recuperados e 32 foram a óbito. Ainda são aguardados os exames de 171 pessoas.

São 31 pacientes de Atibaia internados. Destes, 16 estão em enfermarias, sendo um no Hospital Bragantino, três no Hospital Albert Sabin, dez no Hospital Novo Atibaia e dois na Santa Casa de Bragança Paulista. Além disso, há  15 em UTIs, sendo quatro no Hospital Bragantino, três no Hospital Albert Sabin, seis no Hospital Novo Atibaia, um no Hospital Universitário São Francisco e um na Santa Casa de Bragança Paulista.

INFORME-SE

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista e região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

 

Deixe uma resposta

© 2015-2020 Jornal Bragança Em Pauta - Todos direitos reservados