Bastidores Em Pauta implora: salvem nossos idosos!

Na contramão do Estado, onde as mortes por COVID-19 começam a cair, aqui em Bragança o mês de agosto registra o recorde de mortes. Já são 17, além de duas em investigação.

As mortes preocupam muito, principalmente, porque três delas foram em asilos da cidade, onde existem dezenas de idosos que potencialmente são mais propensos a terem a doença em sua forma grave.

Só do Asilo do Jardim Público, existem sete pacientes internados. E o sinal de alerta está aceso. Estes idosos estão de quarentena, porém os funcionários seguem sua rotina de trabalho e como muitas pessoas contaminadas são assintomáticas acabam levando para dentro dos asilos a doença.

Além de todas as medidas de prevenção possíveis que ambos os asilos tomaram, uma política de testagem seria muito importante.

Logo lá no início da pandemia, o Em Pauta alertou, e a Prefeitura fez um teste nos funcionários dos dois asilos. Mas foi só. Faz muito tempo!

Sem testagem dos assintomáticos o resultado foi este: a doença se espalhou em ambos os asilos. E só agora, depois das mortes os testes foram feitos.

No Asilo do Jardim Público, diga-se de passagem, os testes PCR, foram doados pelo Rotary. Não foi a Prefeitura que fez a testagem.

E daqui para frente, como ficarão as testagens dos funcionários? A regra é simples, se testar jogador de futebol toda semana funciona para evitar contaminação do elenco, testar funcionários do asilo em um período curto também funciona, certo?

Se não testar constantemente não adianta chorar o leite derramado depois. Salvem os nossos idosos!

ENTREVISTAS COM PRÉ-CANDIDATOS

Nesta semana, o segundo pré-candidato à Prefeitura a comparecer na série de entrevistas realizada pelo programa Em Pauta Entrevista foi João Carlos Carvalho, do Podemos.

Ele respondeu questão polêmicas: sobre sua antiga ligação com o Grupo Chedid, sobre a acusação que “puxou o tapete” do ex-prefeito Jango no PSDB, se é irrevogável sua pré-candidatura à Prefeitura e também o atual momento político no Podemos.

Se você ainda não assistiu o programa, confira o posicionamento do pré-candidato sobre estes e outros vários temas, como política local e nacional; saúde; mobilidade urbana; segurança; habitação; meio ambiente; gestão administrativa; educação; cultura e turismo.

Clique aqui para assistir: https://www.facebook.com/bragancaempauta/videos/739474360118780/

GUSTAVO SARTORI SUMIU

Por incrível que pareça, esta frase não se refere a uma afirmação dos leitores, que comumente se queixam da ausência de Sartori em Bragança Paulista, quando não há eleição. E sim sobre sua postura com relação à imprensa em geral.

Nesta semana, três veículos de comunicação da cidade reportaram as dificuldades de comunicação com o pré-candidato do PSB. Enquanto nas redes sociais Sartori está a todo vapor, no relacionamento com a imprensa ele adotou a tática de ignorar as ligações e as mensagens de WhatsApp. Se em uma pré-campanha, já está desta forma, imaginamos em um hipotético governo como pode ser.

DIA 4 ESTÁ AI!

Na próxima sexta-feira, dia 4, o pré-candidato sorteado para estar no Em Pauta Entrevista é justamente Sartori. Será que ele aparecerá até lá?

Nossa equipe fez o possível para contatá-lo desde o dia 10 de agosto. Conforme citado acima, as mensagens nunca foram respondidas. Nesta semana, Gustavo chegou a atender uma ligação de nossa produção e afirmou que estava em uma reunião e retornaria posteriormente, o que nunca ocorreu.

Também contatamos pessoas próximas, tanto do convívio pessoal, quanto do político, mas também sem retorno algum. Porque será o mistério hein?

Se não quiser ir ao programa, faça como o prefeito Jesus Chedid. Diga que tem outro compromisso e bola pra frente!

Depois de Sartori, o Em Pauta Entrevista irá receber ainda Rita Valle, do PV; João Afonso Sólis (Jango), do PTB e Basílio Zechini, do PSD. Estes já confirmaram presença educadamente.

PRESIDENTE DO PSC É PRESO

Enquanto em Bragança Paulista o Partido Social Cristão (PSC) protagonizou o escândalo da calcinha, no Rio de Janeiro o partido está envolvido em suposto esquema de corrupção, com verbas da saúde pública. O presidente nacional do partido, Pastor Everaldo foi preso e o governador do Estado, Wilson Witzel afastado do cargo pelo STJ.

Nada mais natural, que os políticos do PSC local serem questionados sobre o episódio.

Enquanto Natanael Ananias, de forma muito sábia, disse que “cada um é responsável pelos seus atos, seja do PSC ou de qualquer outro partido. Ele deve pagar pelo cometeu, não é pelo fato de ser um pastor ou qualquer outra função, que seria isento da culpa” o vereador Ditinho Bueno preferiu ficar calado. Por qual motivo Ditinho?

MED LIFE SE PRONUNCIA SOBRE SITE ANTIGO

Em nossa última coluna, abordamos a questão da transparência das Organizações Sociais em seus portais. Na ocasião, fizemos uma visita ao site da OS que realiza a gestão compartilhada do sistema de saúde de Bragança Paulista, a MedLife.

No site acessado na ocasião (foto abaixo) – que era o primeiro na busca via Google, não havia qualquer informação relacionada a dinheiro público, somente a metas quantitativas dos serviços do SAMU, UPA Vila Davi e Bom Jesus.

Após a publicação da coluna, a assessoria da Organização Social entrou em contato com o Em Pauta e informou que aquele site, que era o primeiro na busca do Google e tinha todas as informações da OS, inclusive com o mesmo logo, era um site antigo. E atendendo as determinações do Tribunal de Contas, eles estavam com um novo portal. Esse sim, com dados financeiros dos contratos da Organização.

Na ocasião, o site antigo não possuía nenhum banner, informando ao usuário do SUS para ir a outro portal atualizado e tampouco direcionava o internauta para esse novo site.

Felizmente, após a publicação da coluna, este procedimento foi realizado pela MedLife, e, agora, ao acessar o site antigo o internauta é direcionado automaticamente ao novo portal. Este sim que contém na Aba Transparência, dados como Balanços Contáveis, Contrato de Gestão, Relação de Cargos e Salários, Relatório de Receitas e Despesas, entre outros.

PREFEITURA TAMBÉM ARRUMA SITE

Além da Organização Social, a Prefeitura também ouviu a sugestão da coluna Bastidores Em Pauta e providenciou o ajuste da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, Sanitária, no site da Prefeitura.

Contem conosco! E até semana que vem, com mais Bastidores Em Pauta

Quer receber notícias de Bragança Paulista e região no celular?  É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta