A Prefeitura de Bragança Paulista promove durante o mês de outubro diversas atividades, a fim de conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.  As ações em alusão à campanha “Outubro Rosa 2019” acontecerão  nas unidades de saúde.

Haverá  palestras, orientações, caminhada, exames, entre outras atividades.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma.

O câncer de mama, aliás, responde, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Essa doença também acomete os homens, porém é raro, representando 1% do total de casos.

Em 2018, foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil.

Em Bragança Paulista, o exame é solicitado pelos profissionais médicos da Atenção Básica e agendado na própria unidade. As mulheres com faixa etária de 50 a 69 anos podem ligar no 0800 779 0000 “Programa Mulheres de Peito” para agendar o exame sem a necessidade do pedido médico.

Confira a programação do Outubro Rosa 2019
  • Dia 4
    – 15h às 16h – Unidade Escola São Francisco – Atividade: Roda de Conversa sobre incontinência urinária e câncer de mama.
  • Dia 9
    – 8h30 às 9h30 – ESF Água Comprida – Atividade: Orientações e palestras relacionados ao auto exame de mama, prevenção do câncer de mama e importância de acompanhamento na unidade para a prevenção e controle de doenças.
  • Dia 15
    – 8h às 16h – Hípica Jaguari – Atividade: Caminhada em incentivo a prevenção da saúde da mulher; Palestras sobre como fazer os passos do auto exame; a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero; Dialogo sobre como manter a auto estima e coffee break.
  • Dia 16
    – 8h às 9h30 – UBS Arara dos Mori – Atividade: palestra sobre prevenção do Câncer de útero e mama.
  • Dia 17
    – 9h às 10h – ESF Águas Claras – Atividade: Orientações sobre saúde da mulher.
  • Dia 18
    15h às 16h30 – ESF Jardim São Miguel – Atividade: Roda de conversa com café da tarde.
    – 8h15 às 10h – ESF Planejada (I e II) e Parque (I e II) – Atividade: Exercício físico, palestra com abordagem do câncer de mama. Já no dia 29 será feito um atendimento especial à saúde da mulher com exames preventivos.
    – 8h às 9h – EACS São Vicente – Atividade: Palestra “Outubro rosa, seja uma mulher de peito” e café da manhã.
  • Dia 21
    – 14h às 16h – ESF CDHU – Atividade: Roda de conversa com o tema “Quem ama se cuida – prevenção de câncer de mama e de colo de útero”.
    – 8h às 16h – ESF Toró – Atividade: “Stand da Mulher” com orientações sobre a saúde da mulher, aferição de sinais vitais (temperatura corporal, frequência cardíaca, pressão arterial, dor), testes rápidos, solicitação de mamografia, convite para mutirão de papanicolau, palestra com equipe do NASF e atividade laboral.
    – 8h às 10h – ESF São Lourenço – Atividade: Palestra, dinâmica e treinamento de autoexame, prevenção do câncer de mama, dentre outros.
    -15h às 15h30 – ESF Cidade Jardim – Atividade: Palestra sobre prevenção câncer colo do útero e mama, com a Psico-oncologista, Maria Cristina Valle Aschenbach.
  • Dia 22
    – 8h às 10h30 – ESF Vila Davi (I e II) e Nilda Colli – Atividade: Caminhada com saída do posto até a Academia ao ar livre no bairro Padre Aldo Boline, roda de conversa com profissionais de saúde sobre a importância da prevenção do câncer de colo uterino e câncer de mama com dinâmicas abordando vários aspectos preventivos.
    -8h às 9h – UBS Biriçá do Valado – Atividade: Palestra sobre saúde sexual e reprodutiva da mulher.
    – 8h às 10h – ESF Madre Paulina – Atividade: Palestra em alusão a campanha Outubro Rosa.
  • Dia 23
    – 8h às 10h – ESF Casa de Jesus – Atividade: Roda de Conversa com o tema “Outubro Rosa: Juntos a favor da vida contra o câncer de mama”.
    – 8h às 15h – UBS Morro Grande da Boa Vista – Atividade: Mutirão de coleta de papanicolau (livre demanda) palestra sobre prevenção de câncer de mama e colo de útero.
  • Dia 24
    – 8h às 10h – ESF Pedro Megal – Atividade: Dinâmica sobre a prevenção do câncer de mama e colo, cuidados com a saúde física e mental da mulher, alimentação saudável e atividade física
    -8h às 10h30 – ESF Toró – Atividade: Exercício físico, roda de conversa sobre prevenção e tratamento e café comunitário.
  • Dia 25
    – 8h às 11h – ESF Vila Motta – Atividade: Exercício físico, palestra com equipe multidisciplinar sobre prevenção de câncer e conscientização sobre detecção precoce, distribuição de brindes, tradicional café da manhã comunitário e a equipe da Embelezze realizará corte de cabelo e esmaltação dos participantes.
    – 13h às 14h – ESF Planejada I – Atividade: Coleta de papanicolau (livre demanda), café da tarde com palestra educacional sobre prevenção do câncer de colo de útero.
    – 9h às 10h – ESF Vila Bianchi – Atividade: Palestra em alusão a campanha Outubro Rosa.
  • Dia 30
    – 14h às 16h – ESF Cidade Jardim – Atividade: Palestra sobre prevenção do colo de útero e mama.;

Para ficar sempre por dentro das notícias de Saúde de Bragança Paulista acesse: https://bragancaempauta.com.br/category/saude/

Deixe uma resposta