Cadastro de doadores de Medula Óssea acontece em Bragança dia 13

A fim de captar doadores voluntários de Medula Óssea, o Centro de Hematologia e Hemoterapia – Hemocentro da UNICAMP estará no próximo sábado, 13, em Bragança Paulista. O objetivo é fazer um cadastro de doadores de Medula Óssea.

Para se tornar um doador é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue.

A ação ocorrerá das 9h às 13h, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, ou seja, na Igreja Catedral. A igreja fica localizada na Praça Raul Leme, no Centro de Bragança Paulista.

A campanha é organizada por um grupo de voluntários liderados por Marinho Faralhi pai da Nath, que faleceu em 2015.   Os órgãos da garota foram doados e salvaram cinco vidas.  Apesar da dor de perder a filha, a doação serviu de inspiração e luta em busca de ajudar  outras pessoas.

Para saber mais acompanhe o grupo nas redes sociais: https://www.facebook.com/voanath/

Os voluntários fizeram uma panfletagem para divulgar o event. Além disso,. Marinho, em suas redes sociais inclusive está solicitando enfermeiros voluntários (com o registro do COREN). A ideia é aumentar a rede de coleta e assim evitar filas muito longas no dia.

Doadores cadastrados

De acordo com a última atualização do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea – REDOME, feita em maio deste ano, o Brasil possui o cadastro de 4.895.590 pessoas. Há em média 850 pacientes em busca de doador não aparentado.

Além disso, os dados mostram que o Estado de São Paulo possui como rede de colaboração 3 Centros de Transplantes não aparentado. Há ainda 10 centros de coleta, 13 hemocentros e 12 laboratórios.

A medula óssea é um tecido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, conhecido popularmente por ‘tutano’. Nela são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.

O transplante de medula óssea é recomendado a pacientes com doenças que afetam as células do sangue, como leucemias, anemia aplástica (produção insuficiente de células sanguíneas na medula óssea). Também é recomendado no caso  de linfomas (câncer que começa nas células do sistema linfático).

Doação de medula e doação de órgãos será inclusive o tema do Em Pauta Entrevista de sexta-feira, 12. O programa vai ao ar a partir das 19h no nosso canal do Youtube, site e facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *