Coronavírus: descarte lixo

Em meio a pandemia do coronavírus, muita gente tem se preocupado apenas em lavar bem as mãos e usar álcool gel. Muitos se esquecem, no entanto, que no combate ao Covid-19 além de cuidar de si mesmo é necessário  evitar que os outros se contaminem também e a doença se prolifere rapidamente. A ideia é evitar que o sistema de saúde entre em colapso.

Além de isolar idosos, uma coisa muito importante para evitar a proliferação da doença é cuidar corretamente do descarte do seu lixo.

O descarte adequado do lixo é um grande aliado na contensão do Covid-19.

De acordo com levantamento de pesquisadores, o vírus pode ser transmitido de pessoa a pessoa pelo ar, por secreções respiratórias. Além disso, pode ser transferido  por contato com gotículas contaminadas seguido de inoculação em mucosas, ou seja, olhos, nariz ou boca. Além disso, também foi encontrado pelo Instituto de Virologia de Wuhan, traços do Coronavírus nas fezes dos portadores da doença. Esta, portanto, também é uma forma de transmissão.

Com isso, o lixo dos infectados pode contagiar outras pessoas se descartado de forma irregular. Como boa parte da população que tem o vírus não apresenta sintomas é importante que todos façam a sua parte. Pessoas com suspeita da doença ou casos confirmados de coronavírus e que estejam em isolamento domiciliar devem redobrar os cuidados.

Como descartar o lixo?

A SAAE de Atibaia, empresa responsável pelos serviços de saneamento básico iniciou uma campanha para o descarte correto dos resíduos como forma de evitar o contágio do Covid-19 e garantir a saúde dos coletores que, atualmente, seguem trabalhando de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.

Segundo nota divulgada pela SAAE os colaboradores estão utilizando os devidos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), mas é necessários que os moradores ao dispensar o lixo, os insiram em um saco resistente e devidamente lacrado. A recomendação é que, se necessário, seja colocada uma segunda sacola plástica para evitar que o saco rasgue.

Além disso, também é preciso que lenços, luvas, máscaras e papéis higiênicos dos casos suspeitos sejam colocados em sacos bem fechados e dispensados juntos ao lixo comum.

Números atualizados de casos de Coronavírus em Bragança, Atibaia e região: https://bit.ly/3aiaGmE

Quer receber notícias pelo celular acesse: https://chat.whatsapp.com/CxVBfj7gj2X0nPqzfJbP1v

[uam_ad id=”37841″]

 

Deixe uma resposta