Skip to content

Daniel Dias se prepara para Tóquio 2021

Daniel Dias se prepara para Tóquio 2021

Faltando 366 dias para as Paralimpíadas de Tóquio 2021, Daniel Dias e sua equipe avaliam o período de pandemia e a expectativa para a quarta participação do atleta nos Jogos.

Em primeiro lugar, a preparação ficou comprometida por um período, em época de incertezas por conta do adiamento da competição. Além disso, os treinamentos dentro e fora da piscina acabaram sofrendo alterações e interrupções por conta das medidas de restrição.

AVALIAÇÃO TÉCNICA

“Foram tempos difíceis e inconstantes que tornaram nossa programação ainda mais desafiadora para a temporada Tóquio 2021. Estamos reinventando os métodos de treinamento tradicional e ajustando de acordo com as atuais possibilidades”, disse o técnico Igor Russi

“Estamos criando formas novas de treinamento para que o Daniel chegue nos Jogos na sua melhor forma física e com os melhores tempos”, complementou.

A preparação física também foi impactada.

“Fizemos um programa de condicionamento físico na casa do Daniel com os equipamentos que tínhamos à disposição”, afirmou o preparador físico Fábio Neves.

ACOMPANHAMENTO MÉDICO E NUTRICIONAL

Por outro lado, Daniel teve acompanhamento médico e nutricional de perto. “Revisamos a suplementação para menor quantidade de treino”, comenta a Dra. Simony Chiaperini.

Já a nutrição sob responsabilidade de Juliana Magrini explica que “foram experimentados novos protocolos de treinamento e o plano alimentar foi ajustado a partir dos resultados da análise genética, saúde e aptidão física.”

A equipe multidisciplinar do Daniel ainda conta com fisioterapeuta e acupunturista.

Daniel Dias, também fez sua avaliação de todo esse trabalho até aqui: “O trabalho em equipe está fazendo toda a diferença em minha preparação para a Paralimpíada. A troca de dados a cada semana permite que cada profissional ajuste sua área em prol do mesmo objetivo”.

“Cheguei a minha melhor forma física e fiz o melhor tempo da minha vida na última competição internacional. As expectativas para Tóquio estão grandes, sigo confiante”, conclui Daniel.

De forma geral, o atleta mantém uma perspectiva positiva sobre a pandemia: “Tentei usar a meu favor este período de isolamento social e adiamento dos Jogos para intensificar meu foco, principalmente o mental. Vejo como um ano a mais de preparação e ajustes, não há tempo a perder”, disse.

Só a ansiedade que aumentou um pouco, mas faz parte. É bom ter este frio na barriga. Vou para a minha quarta Paralimpíada, mas sempre parece que é a primeira”, afirmou Daniel.

DANIEL EM PARALIMPIADAS

Daniel estreou em Jogos Paralímpicos na edição de Pequim 2008 quando se tornou a grande revelação da natação mundial ao ganhar nove medalhas. O grande volume de conquistas se repetiu em Londres 2012. No mesmo ano, por exemplo, conquistou seu segundo Prêmio Laureus, e também no Rio 2016.

Agora o desafio segue para a capital japonesa que está prevista para o período de 24 de agosto a 05 de setembro. As provas da natação ocorrerão de 25 de agosto a 03 de setembro no Centro Aquático de Tóquio.

Quer receber notícias de Bragança Paulista e região no celular?  É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta

© 2015-2020 Jornal Bragança Em Pauta - Todos direitos reservados