O governador João Doria deve anunciar novas restrições do Plano São Paulo na quarta-feira, 24, apesar de uma nova reclassificação do Plano São Paulo estar oficialmente agendada apenas para o dia 5 de março.

 

O aviso foi dado durante coletiva de imprensa dada por João Gabbardo, coordenador executivo do Centro de Contingência da COVID-19 em São Paulo, na tarde desta segunda-feira, 22.

 

Em sua fala, Gabbardo ressaltou que muitas regiões têm registrado crescimento das internações na última semana e que chama atenção o número de pacientes que tem se mantido alto. O recorde de internações no Estado até então era de 6.250 pacientes, mas ontem pela manhã havia sido registrada a internação de 6.410 pessoas.

 

Algumas cidades, como Araraquara, Campinas e São Bernardo, não vão esperar o anúncio. Elas já se adiantaram e anunciaram medidas restritivas. Em Araraquara desde domingo está a proibida a circulação de carros e pessoas, exceto para o trabalho, deslocamento para hospitais e compra de medicamentos.

 

Em Campinas, o prefeito Dário Saadi decretou que devem ser obedecidas as regras da Fase Vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo até o dia 1º de março, das 21h às 5h.

 

Em Bragança Paulista, apesar das UTIs SUS estarem com 103% de ocupação, até ontem, 22, nenhuma medida foi anunciada pela Prefeitura.

 

O Em Pauta, questionou a Secretaria de Saúde sobre a ocupação dos leitos de UTI, que tem oscilado nos últimos dias entre 100% e 103%, e o que será feito com os pacientes que procuram atendimento. Todavia, não obteve retorno nem da Secretaria de Comunicação, nem da Secretaria de Saúde.

 

A reportagem apurou que pacientes estão sendo levados para outras cidades como Guarulhos e São Paulo, no entanto, a Prefeitura de Bragança Paulista, omite em seus boletins diários quantos estão internados em outras cidades. Diferente do que acontecia no início da pandemia quando as Lives com atualizações sobre os casos eram diárias, neste momento de crise, a Prefeitura não se manifesta. O último pronunciamento oficial da secretária ocorreu dia 10 de fevereiro e não foi aberto para questionamentos da imprensa.

 

As transferências de pacientes são efetuadas via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Deixe uma resposta