Aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 4, em São Paulo, a solenidade oficial de passagem de comando do 1º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq), que conta com as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota).

O batalhão oficialmente agora é comandado pelo tenente-coronel Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo.

Mello Araújo comandou a 1ª Companhia da Polícia Militar de Bragança Paulista, entre 2006 e 2008.

Ao longo de sua trajetória na PM, atuou também como comandante interino e subcomandante do 26º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), localizado em Mogi-Guaçu. Foi comandante de pelotão da Rota e do Choque.

O secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, participou da solenidade e desejou ao tenente-coronel Mello Araújo todo sucesso do mundo na nova empreitada.

“Que ele tenha o mesmo brilho nesse novo comando que teve durante a carreira inspirado com certeza em seu pai e avô, que são ícones da Polícia Militar. Parabéns ao comando da PM pela perfeita escolha para assumir o comando do Tobias Aguiar”, declarou Mágino.

O comandante-geral da Polícia Militar, Nivaldo Restivo, também participou da solenidade. Ele agradeceu ao coronel Alencar pelo trabalho feito do 1º Batalhão de Choque e parabenizou o novo comandante. “Desejo muito sucesso, sabedoria, tranquilidade para conduzir os destinos de uma das tropas mais tradicionais da PM. Não tenho dúvida que o tenente-coronel Mello Araújo tem a capacidade necessária para manter o batalhão Tobias de Aguiar no patamar mais alto da Polícia Militar e da população da São Paulo”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE



O novo comandante

Natural de São Paulo, o tenente-coronel Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo nasceu em 28 de maio de 1971 e ingressou na Polícia Militar em 2 de fevereiro de 1987.

Dentro da corporação, o tenente-coronel formou-se como instrutor de Educação Física e ainda concluiu os cursos de Patrulhamento Tático e de Segurança Física de Dignitários. Fora da PM, cursou o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).

Entre as principais condecorações, o novo comandante foi agraciado com láureas do Mérito Pessoal, do 5º ao 1º grau, e com as medalhas Cruz de Sangue (grau bronze), Centenário do Batalhão “Tobias de Aguiar” e do Cinquentenário do Canil.

“Após servir treze anos atrás como comandante de pelotão, retorno agora como comandante do Tobias de Aguiar e reafirmo com meus comandados o compromisso de fazer o bom combate, de fazer o que bom policial gosta de fazer: tirar criminosos da rua, buscando sempre a excelência no policiamento” ressaltou o novo comandante.

Trabalho em Bragança Paulista
Enquanto esteve em Bragança Paulista, a 1ª Companhia da PM, foi considerada a melhor do Estado de São Paulo.
Entre outras coisas,  Mello Araújo recebeu um prêmio em São Paulo pela implementação de aulas de educação física no Lago do Taboão, com o objetivo de aproximar a comunidade da Polícia Militar e também aproximar as forças de segurança do município.  Ele aplicou posteriormente, o mesmo projeto em outras cidades como Amparo e Campinas.
Ainda no comando da 1ª Companhia ele incentivava o trabalho dos policiais, motivando-os sempre e quem ganhava com isto?  A sociedade, que podia contar com policiais dedicados, sempre nas ruas.