O município de Amparo, situado há 45 km de Bragança Paulista, aguarda o resultado de exames que podem comprovar se um homem de 69 anos morreu ou não por causa de febre amarela. O homem, foi viajar para Minas Gerais pouco tempo antes de adoecer. Ele foi internado em Amparo e transferido para Valinhos, onde morreu.

Em entrevista por telefone, ao Bragança Em Pauta, a enfermeira, Vanessa Coelho, coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Amparo, informou ainda que subiu de 5 para 6 o caso de mortes de macacos pela febre amarela, no município. A maioria deles, aliás, foi encontrada na divisa com Tuiuti.

Além do resultado dos exames do homem falecido a Vigilância Epidemiológica aguarda o resultado dos exames de outro paciente. Ele está internado com suspeita da doença.

Segundo Vanessa Coelho, o município de Amparo recebeu vacinas para atender toda a população. No último final de semana, por exemplo, uma ação foi realizada de porta em porta na Zona Rural. A ação contou com a finalidade de vacinar todos os munícipes das áreas de risco.

Além disto, três unidades de saúde, ficaram abertas também no final de semana passado, com o objetivo de atender a população da zona urbana. Quem mora em Amparo e ainda não tomou a vacina, pode procurar uma das 15 unidades de saúde e se vacinar.

No sábado, dia 8, um novo mutirão será realizado. Ele acontecerá em todas as unidades, exceto as da Zona Rural, onde os moradores já receberam as vacinas em suas casas.

NÚMERO DE MACACOS MORTOS EM TUITUI SOBEM PARA 10

A Prefeitura Municipal de Tuiuti, por sua vez, informa que, subiu de 6 para 10 o número de macacos mortos . Ontem, dia 5 e hoje, dia 6, foram recolhidos mais 4 animais mortos em Tuiuti.

O prefeito da cidade,  Jair Fernandes Gonçalves (Nande) e o vice-Prefeito, Julio da Silveira Lima, acompanharam a recolha dos animais que aconteceu na antiga Fazenda da Sorana, no Bairro Lima Rico.

Segundo a Prefeitura de Tuiuti, dos 10 macacos encontrados mortos, 1 teve a morte por febre amarela já confirmada, sendo que as outras 9 mortes ainda estão em investigação.

Em nota, a Prefeitura explicou que além destes animais recolhidos mortos, receberam muitos outros relatos de mortes. Estes animais, no entanto, já estavam em decomposição, impossibilitando a coleta ou haviam sido enterrados pelos moradores.

Em Tuiuti, os moradores estão sendo vacinados no Centro de Saúde desde a última terça-feira, sendo que a Prefeitura estima que estão passando pelo local entre 50 e 90 pessoas por dia.

No próximo sábado, dia 8 o município também realizará um Mutirão de Vacinação em 5 pontos estratégicos das 8h às 12 e das 13h às 16h.

Os pontos de vacinação são:

  • Salão Paroquial do Pântano;
  • Salão Paroquial do Lima Rico;
  • Salão Paroquial do Arraial;
  • Salão Paroquial do Passa Três;
  • Posto de Saúde no Centro de Tuiuti.
BRAGANÇA PAULISTA VACINA MORADORES DA ZONA RURAL

Bragança Paulista é considerada área estendida, por fazer divisa com Tuiuti, onde há casos de mortes pela doença. A a secretaria municipal de Saúde realizará no sábado, dia 8, portanto, um mutirão. A ideia é  vacinar moradores dos bairros de zona rural justamente nesta divisa.

Serão vacinados na oportunidade moradores da Mãe dos Homens, Atibaianos, Sete Barras. Além disso também haverá vacinação na divisa com Passa Três e Arraial.

Questionamos a Divisão de Imprensa se há alguma nova orientação da Secretaria Estadual de Saúde já que Campinas foi incluída, na lista da Organização Mundial de Saúde como área de risco, já que muita gente vai e volta para Campinas diariamente, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos retorno.

Até a semana passada, não havia casos suspeitos da doença no município, nem morte suspeita de animais.

As vacinas são aplicadas no Centro de Saúde Dr. Lourenço Quilici, no bairro do Lavapés. A princípio são disponibilizadas para todas as pessoas que forem se deslocar para as áreas de risco, conforme lista disponível no site da ANVISA.

A vacina deve ser administrada pelo menos 10 dias antes da viagem. Gestantes, crianças menores de 6 anos e pessoas com 60 anos ou mais somente serão vacinadas após avaliação médica. É necessário, além disso, indicação por escrito.

SOCORRO JÁ VACINOU 8 MIL PESSOAS

Segundo informações da Prefeitura de Socorro, município que fica há 47 km de Bragança Paulista, 8 mil pessoas já foram vacinadas contra a Febre Amarela, desde a última sexta-feira, dia 31 de março.

Ainda há 6 mil doses da vacina disponíveis. Os moradores de Socorro, podem se vacinar no Centro de Lazer do Trabalhador, na sede do Clube da Melhor Idade. O clube fica na Rua Professor Cornélio Alves de Andrade, nº 97 atrás do Centro de Saúde.

Além da Carteira de Vacinação é necessário levar comprovante de residência ou cartão do SUS.

Em Socorro também foi confirmada a morte de um macaco com febre amarela. As autoridades aguardam os resultados de exames em mais um animal encontrado morto.