Inscrições Instituto Federal

Termina dia 20 as inscrições para 200 vagas disponíveis pelo Instituto Federal do Estado de São Paulo, campus Bragança. Em todo o Estado, para 2019, o IFSP oferece 5.862 vagas em 144 cursos distribuídos em 36 cidades paulistas.

Entre as vagas disponíveis no Câmpus de Bragança Paulista estão vagas da modalidade Técnico Integrado ao Ensino Médio. Os cursos oferecidos nesta modalidade, conforme o edital, são  Eletroeletrônica, Informática e Mecânica. Estes cursos são ofertados em período integral e tem 40 vagas cada.

Também há vagas nas modalidades Técnico Concomitante ou Subsequente ao Ensino médio. Neste caso é oferecido o curso Técnico em Mecatrônica. As turmas são não apenas para o período vespertino mas também para o noturno. Ambos oferecem com 40 vagas por turma.

O Câmpus de Bragança Paulista fica na Avenida Major Fernando Valle, 2013, no Jardim São Miguel.

Como fazer as inscrições para o Instituto Federal?

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até terça-feira, 20. Para isto o candidato deve ler o edital na íntegra e criar um cadastro no portal https://processoseletivo.ifsp.edu.br.  Também é necessário preencher o formulário de inscrição e o questionário socioeconômico. Cada candidato pode realizar uma única inscrição.

O  IFSP não realiza prova para seleção. Os candidatos são escolhidos após análise de histórico escolar. Os candidatos devem inserir as notas ou conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Para cursos Integrados, as notas a serem informada são as do 8° ano (antiga 7ª série) do Ensino Fundamental. Já para os cursos concomitantes ou subsequentes, as notas a serem informadas são do 9° ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental.

As regras estão disponíveis no item 4 do Edital N°716/2018. Se você cursou o ensino fundamental fora do Brasil, basta inserir a nota da língua nativa do país onde estudou.

O IFSP conta com um Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne). Isto é, conta com um setor responsável por realizar o acolhimento, o atendimento e o acompanhamento de estudantes com necessidades em todos os aspectos, do psicossocial ao pedagógico.  Este núcleo, conta com a finalidade de fomentar ações coletivas, como palestras e capacitações. A ideia é  sensibilizar toda a comunidade acadêmica sobre a diversidade e a inclusão.

Outros dois núcleos são de extrema importância dentro da Instituição. São eles: o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (Neabi), bem como o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs). Os núcleos promovem debates e campanhas de forma a banir e evitar quaisquer situações de violência e de discriminação dentro da Instituição, assim como pela comunidade do IFSP.

Matrículas Instituto Federal

A relação preliminar das inscrições (deferidas ou indeferidas) será divulgada no dia 30 de novembro. Os candidatos que tiverem as inscrições indeferidas poderão interpor recurso nos dias 3 e 4 de dezembro. A homologação das inscrições será publicada no dia 12 de dezembro, cabendo ainda, aos candidatos efetivamente inscritos, interpor recurso contra informações referentes à classificação e aos critérios de desempate. (no portal http://ead3.ifsp.edu.br/). A classificação dos candidatos e a 1ª convocação para matrícula serão publicadas no dia 10 de janeiro de 2019.

A matrícula dos candidatos será realizada, de acordo com escala específica, entre os dias 14 e 18 de janeiro.