Ministério da Saúde habilita seis leitos de UTI para Bragança

Foto: Complexo Hospitalar Santa Casa Bragança Paulista

A Prefeitura de Bragança Paulista anunciou ontem, 9, que foi habilitado no sistema eletrônico do Ministério da Saúde do Governo Federal, seis leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS), para tratamento da COVID-19, por um período de 60 dias.

Com isto, quando os leitos efetivamente entrarem em funcionamento na Santa Casa local, Bragança passará a operar com 16 leitos de UTI exclusivos para o tratamento do novo coronavírus. No momento, a capacidade é de apenas 10 leitos, que atende 11 munícipios da Região Bragantina.

O Em Pauta publicou com exclusividade no último dia 3, que o Governo Federal havia cortado 27 leitos de UTI na Região, em plena pandemia. Sendo 10 na própria Santa Casa de Bragança, 10 no Hospital Bragantino e outros 7 na Santa Casa de Socorro.

Na ocasião, a Secretaria de Saúde informou por meio de nota, que não houve prorrogação dos contratos por parte do Ministério da Saúde e havia solicitado a prorrogação dos 27 leitos na plataforma eletrônica (Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde -SAIPS). Agora, seis deles teriam sido reabilitados.

Questionamos a Secretaria, quando os leitos entrarão em operação e conforme informado, assim que o Ministério da Saúde emitir o parecer da prorrogação. No Diário Oficial da União desta quinta-feira, 10, ainda não constava este aguardado documento.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde de Bragança, os leitos habilitados serão 100% custeados pelo Governo Federal e tem o valor de R$ 1.600,00 a diária. O pagamento é realizado ao término do mês ao prestador, no caso, a Santa Casa de Misericórdia.

Hoje, Bragança Paulista ainda opera com os 10 leitos disponíveis e a taxa de ocupação deve ser anunciada logo mais, às 12h, em pronunciamento da secretária Marina de Fátima Oliveira.

INFORME-SE

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta