Missa é celebrada em homenagem a Imaculada Conceição

Hoje, 8, é feriado em Bragança Paulista e em muitas cidades, por causa do Dia da Imaculada Conceição. A data, no município, será celebrada com missa, a partir das 10h na Igreja Catedral, no centro.

A missa também  será transmitida pela internet por causa da pandemia da COVID-19. Para assistir basta clicar no link: https://www.facebook.com/catedralbragancapta

De acordo com a Diocese de Bragança Paulista, Imaculada Conceição “refere-se a um dogma através do qual a Igreja declarou que a concepção da Virgem Maria foi sem a mancha (mácula em latim) do pecado original. Desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada do pecado pela graça de Deus.”

Este dogma declara também que a vida da Virgem Maria transcorreu completamente livre de pecado.
Em nota publicada no facebook, a Diocese de Bragança Paulista, ressalta que “desde os tempos da Igreja primitiva, os fiéis sempre acreditaram que Maria, a Mãe de Jesus, nasceu sem o pecado original. Tanto no Oriente como no Ocidente, há grande devoção à Maria enquanto mãe de Jesus e Virgem sem Pecados. No começo do cristianismo o dogma da Imaculada Conceição já era tida como uma verdade de fé para os fiéis.”

Ainda de acordo com a Diocese foi o papa Pio IX, que proclamou o dogma da Imaculada Conceição. “Ele recorreu principalmente à afirmação de Gênesis (3, 15), onde Deus diz: Eu Porei inimizade entre ti e a mulher, entre sua descendência e a dela, assim, segundo esta profecia, seria necessário uma mulher sem pecado, para dar à luz o Cristo, que reconciliaria o homem com Deus”, diz a nota.

O dia da festa da Imaculada Conceição foi definido em 1476 pelo Papa Sisto IV. A existência da festa era um forte indício da crença da Igreja na Imaculada Conceição, mesmo antes da definição do dogma no século XIX.

No dia 8 de dezembro de 1854, dia da festa, o Papa Pio IX, com a Bula intitulada Deus Inefável (Ineffabilis Deus), definiu oficialmente o dogma da Santa e Imaculada Concepção de Maria.

Apesar do feriado e da Prefeitura e repartições públicas estarem fechadas por causa das vendas de Natal e final de ano, o comércio de Bragança Paulista optou por abrir. A maioria deve funcionar das 10h às 18h, mas cada estabelecimento pode escolher o horário de funcionamento desde que respeite o limite de 10 horas por dia, por causa do Plano São Paulo de retomada.

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como da região no celular?  É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta