Skip to content

Prefeitura lança edital emergencial para auxiliar artistas na quarentena

A Secretaria Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (COMPOCAT) de Atibaia, abriram nesta segunda-feira, 27, as inscrições para o Festival “Culturar-te Atibaia em Casa”. O edital emergencial tem o objetivo de auxiliar artistas na quarentena por causa do coronavírus.

A ideia é promover a apresentação via internet de artistas e produtores de cultura locais. A iniciativa faz parte das medidas emergenciais adotadas no enfrentamento do Coronavírus. O objetivo, aliás, é diminuir o impacto da pandemia no setor cultural de Atibaia.

Em nota, a Prefeitura de Atibaia informou que serão selecionados 38 projetos e disponibilizados o valor total de R$ 29.800,00.

A inscrição, para apresentações individuais ou em grupo, é gratuita. Ela pode ser feita até o dia 10 de maio na plataforma digital “Atibaia Sem Papel”. Após o cadastro na plataforma, o interessado deve registrar um protocolo da inscrição selecionando o assunto “Festival Culturar-te Atibaia em Casa.

Podem participar da seleção profissionais da área cultural residentes em Atibaia há no mínimo 1 ano. Outro requisito é que os profissionais dependam fundamentalmente da renda do seu trabalho artístico e estejam impossibilitados de exercer suas atividades.

Quem pode se inscrever?

O edital é, portanto, válido para gestores, técnicos (iluminação, montagem, cenografia etc.), escritores, designers, fotógrafos, videomakers, artesãos, artistas populares ou que desenvolvam trabalhos nas artes visuais, cênicas, música e dança, historiadores e antropólogos.

Palestras e oficinas devem contemplar dois módulos de 30 a 50 minutos. Já as demais apresentações precisam ter duração mínima de 50 minutos.

Os vídeos poderão ser realizados com equipamento amador, como celulares e filmadoras, desde que apresentem qualidade mínima para apresentação online.

É importante ressaltar que as apresentações não poderão acontecer com a presença de público e nas propostas de trabalho de grupos ou coletivos, o recomendável é que os encontros e reuniões sejam feitos de forma virtual.

Além disso, não serão aceitas inscrições fora do prazo e a relação de documentos necessários para a inscrição e as especificações técnicas do material a ser apresentado constam no edital publicado na edição de sábado, 25, da Imprensa Oficial.

As apresentações e videoaulas devem ter faixa etária livre e serão desclassificadas propostas com conteúdo que promova discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, gênero e/ou conteúdo político partidário.

O Festival “Culturar-te Atibaia em Casa” acontecerá entre os dias 20 de maio e 20 de junho. A lista de selecionados será divulgada a partir do dia 13 de maio.

Para conferir os números do coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região acesse: https://bragancaempauta.com.br/coronavirus-confira-os-numeros-em-braganca-atibaia-e-regiao/

Quer receber notícias pelo celular acesse: https://chat.whatsapp.com/BEtf6hqh9CW4JeRGa16MO3

Deixe uma resposta

© 2015-2020 Jornal Bragança Em Pauta - Todos direitos reservados