Programa Jovem Aprendiz Rural 2019

Estão abertas as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz Rural 2019. As vagas, aliás, são limitadas e oferecidas a jovens de 14 a 17 anos.

O curso é promovido pelo Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR), Sindicato Rural de Bragança Paulista em parceria com Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios.

O curso é totalmente gratuito.  Os participantes recebem vale-transporte, almoço e café da tarde. Além disso, recebem ainda kit higiene, kit didático, camiseta, bem como boné. Além das aulas teóricas e práticas, os alunos realizam visitas técnicas, por exemplo,  em fazendas, zoológicos, FATEC, entre outros.

As aulas terão início no dia 11 de março e acontecerão de segunda a sexta-feira, sempre das 13h às 17h. A previsão de término do curso, aliás é na primeira quinzena de dezembro.

A carga horária do curso é de 600 horas. As atividades seguirão o calendário escolar, com férias em julho. Ao final, os alunos recebem certificados de conclusão, que enriquecerão seus currículos.

Objetivo do programa

O principal objetivo do programa é proporcionar ao jovem aprendiz a educação profissional básica, necessária para inserção no mercado de trabalho tanto na área rural como urbana. O curso é ministrado pelo Instrutor técnico Alan Felipe Fonseca e pela Instrutora Pedagógica Paula Marafante Barbosa.

O instrutor técnico aliás, abordará assuntos como plantio das mais diversas culturas, bem como criação de animais, pecuária e agricultura polivalente. Além disso trata ainda sobre a manutenção em atividades agrícolas, recuperação de áreas degradadas, entre outras atividades.

Já a instrutora pedagógica aplicará as mais diversas oficinas como ética e cidadania, promoção da saúde, comunicação oral e escrita, atendimento ao cliente, informática, marketing e comercialização, recursos humanos, dentre outros.

Para se inscrever, o jovem deve ir até a Secretaria de Agronegócios, localizada no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta). O atendimento é feito das 8h às 17h.

É necessário apresentação do RG e da Certidão de Nascimento. As inscrições devem ser feitas até quarta-feira 13. Aqueles que tiverem interesse e não conseguirem ir na data estipulada ou ainda não tiverem 14 anos completos poderão informar o interesse de fazer parte da turma de 2020.

Os alunos matriculados receberão um termo de responsabilidade, que deve ser assinado pelos pais ou responsáveis. Haverá controle de presença. Caso o estudante não compareça às aulas, os responsáveis serão notificados.

Outras informações sobre o Programa Jovem Aprendiz Rural 2019 podem ser obtidas pelos telefones (11) 4035-7670 da Secretaria de Agronegócio ou (11)4034-0440 do Sindicato Rural.

Para ficar sempre por dentro de cursos e oportunidades em Bragança Paulista e região acesse: https://bragancaempauta.com.br/category/oportunidades/