quadrilha furto e desmanche

Uma quadrilha foi presa na manhã de quarta-feira, 28, em Bragança Paulista. Eles são acusados de furtar e desmanchar pelo menos 10 veículos. Os furtos eram cometidos por dois irmãos adolescentes, de 16 e 17 anos. Logo depois, dois maiores de idade, de 28 e 31 anos, desmanchavam os veículos.

Segundo a polícia, os menores furtavam os carros e na sequência vendiam os veículos para uma oficina no Jardim Águas Claras, onde acontecia o desmanche. A oficina não possuía alvará de funcionamento e após a prisão da quadrilha, a mesma foi lacrada pela Prefeitura.

Como aconteceu a prisão da quadrilha?

A prisão da quadrilha aconteceu após uma denúncia efetuada via Copom para a Polícia Militar. Os policiais detiveram então os dois maiores em um galpão onde um veículo estava sendo desmanchado.

Conforme o apurado, os policias receberam informação de que a oficina situada na Avenida Atílio Menin era na verdade um desmanche. A informação que tinham era que naquele momento, um veículo furtado no dia anterior estava sendo depenado. Eles rapidamente se deslocaram até lá e entraram em contato com os proprietários do estabelecimento.

Os policiais localizaram no local um Corsa branco parcialmente desmontado. Os homens afirmaram que não sabiam a procedência do veículo.

Os policiais militares conseguiram, entretanto, localizar um número  parcial de chassi no vidro do carro. Com apoio da Policia Rodoviária Federal (PRF), os militares descobriram então que o veículo, de placas BLF-4812, tinha sido furtado no dia anterior.

Diante dos fatos os dois maiores foram conduzidos ao Plantão Central da Polícia Civil, onde posteriormente o caso teve registro.

Após a prisão dos dois as diligências continuaram. Os policiais aprenderam na sequência os dois irmãos menores de idade.  Os menores confessaram a prática do furto no dia anterior, bem como a venda do veículo para a oficina.

Eles também confessaram para a Polícia Civil, que vinham cometendo uma série de outros furtos pela cidade. A polícia acredita que a dupla tenha furtado mais de dez carros nos últimos meses.

Os dois maiores que estavam na oficina foram autuados em flagrante por receptação, bem como por formação de quadrilha. Eles negam envolvimento com o crime. Os menores foram apreendidos e apresentados à Promotoria da Infância e da Juventude.

O caso continuará sendo investigado pela Polícia Civil.

Aumento de furtos e roubos de veículos

Os furtos e também roubos de veículos em Bragança Paulista vinham aumentando de forma considerável. Conforme dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública em 2017 foram registrados 114 furtos de veículos.

O ano de 2018 nem terminou e os números já são bem maiores. Entre janeiro e setembro de 2018, ou seja, nos 9 primeiros meses do ano foram 157 casos. As estatísticas de outubro e novembro ainda não foram disponibilizadas.

Em setembro o número de veículos furtados bateu o recorde do ano foram 32 casos, contra 28 e agosto, o segundo mês com maior número de furtos. O número cresceu consideravelmente no segundo semestre.

Os roubos de veículos nos primeiros nove meses de 2018 também já são maiores que os registrados em 2017. Conforme as estatísticas, ano passado foram 45 roubos de veículos, contra 54 casos até setembro.