Cada vez mais viajantes descobrem o turismo de experiência, e com isso, além do lazer e descanso eles também acabam se aprofundando nos costumes e culturas locais. É por isto, que os chamados “tours gastronômicos” tendem também a crescer, não só no Brasil, mas no mundo todo.

“Uma das experiências que mais desperta o interesse desse público está relacionada ao turismo gastronômico. A comida, de cada local, chama atenção dos turistas devido à diversidade”, ressalta Cláudio Lutzkat, da agência de viagens, Antaris Travel.

Ele ressalta que os turistas acabam se interessando pelo uso de elementos ou práticas que são características de uma região. “Um exemplo disso é o azeite de dendê utilizado na culinária baiana e o chimarrão, característico do sul do país. Esse tipo de turismo pode ir além da degustação de novos sabores”, acrescenta ele.

Quem opta por esse tipo de atividade tem a oportunidade de visitar fazendas, comunidades, mercados locais e conhecer mais sobre a produção dos alimentos, vivenciar os costumes locais e ter uma experiência gastronômica única.

“Alguns destinos turísticos são conhecidos pela culinária. É o caso do Peru e da Argentina que contam ainda com roteiros específicos voltados para o turismo gastronômico”, ressalta.

E é justamente sobre estes destinos, que convidamos Cláudio Lutzkat para nos dar dicas incríveis. Confira as recomendações:

Mendonza ARGENTINA -Vinícola e Azeite

“Sugerimos um roteiro de quatro dias em Mendonza, na Argentina para que o turista possa conhecer mais sobre as vinícolas e o azeite argentino”, ressalta.

O roteiro sugerido por Cláudio Lutzkat contempla uma visita panorâmica em Mendoza, passando pelo centro histórico da cidade antiga, Praça Pedro del Castillo e Museu da Área Fundacional de Mendoza. Ele também recomenda passeio pela Praça da Independência, Centro Cívico, Parque Geral San Martín e Monte da Glória.

Todos estes lugares são visitados em um dia.

No dia seguinte, a sugestão de Cláudio Lutzkat, são passeios pela vinícola Tempus Alba, com degustação de vinhos e em seguida, na produtora de azeite Pasrai. No local é possível fazer degustação de azeites e guloseimas (geralmente pasta de azeitonas e tomates desidratados acompanhados de pão caseiro).

Outra sugestão são as visitas às vinícolas Luigi Bosca e Clos de Chacras, para desfrutar de um bom almoço. No dia seguinte é só voltar para casa com experiências incríveis.

Um passeio como este custa a partir de R$ 3.420,00 por pessoa. Consulte formas de pagamento com Antaris Travel

Outra sugestão é um passeio pelo  “Vale Central”, ou a “primeira zona” dos vinhos argentinos

Ao sul da cidade de Mendoza, essa região conta com altitude ideal – variando entre 650 e 1.060 metros – e com os melhores solos da província – pedregosos, pobres e ricos em calcário -, fatores excepcionais para o cultivo da videira.

“Tudo isto contribui significativamente para que os vinhos produzidos na região estejam entre os melhores do país. Há uma diversidade de microclimas e a maioria das vinícolas se utiliza de uvas dessa área na produção de seus vinhos. A cepa mais característica da região é a Malbec, a partir da qual se obtêm vinhos emblemáticos, representativos da região, da província e do próprio país”, ressalta Cláudio Lutzkat.

A Malbec obviamente não é a única casta cultivada na Região Central, onde se produzem bons vinhos também a partir de Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Pinot Noir, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

“Entre as vinícolas de destaque estão Alta Vista, Catena Zapata, Finca Flichman, Finca La Anita, Luigi Bosca, Mendel, Norton, Pulenta Estate, Ruca Malen, Santa Julia, Séptima, Terrazas de Los Andes, Trapiche, Trivento, Viña Alicia e Zuccardi”, ressalta o especialista da Antaris Travel.

Lima PERU – Tour Gastronômico por Lima

Outra sugestão para quem está em busca de um tour gastronômico é o Peru.

“Sugiro uma visita ao agitado mercado de Surquillo. O mercado é onde os habitantes não só fazem suas compras diárias, mas também se informam sobre as notícias e os comentários mais recentes. Você encontrará comida de alta qualidade por preços espantosamente baixos. Uma ampla variedade de frutas frescas, verduras, ervas, carnes, peixes, frutos do mar”, ressalta Cláudio Lutzkat.

O passeio recomendando por ele e preparado pela Antaris Travel tem City tour por San Isidro e pelo centro histórico de Lima.

A viagem custa a partir de R$ 3.950,00 por pessoa.

“Durante o passeio você vai se divertir assistindo um filme sobre a comida peruana enquanto se dirige até a famosa taverna El Bolivariano, que oferece os melhores sabores de Lima”, afirma Cláudio Lutzkat.

Lá é possível provar o pisco sour, um coquetel nacional (feito com pisco, suco de limão, xarope e clara de ovos) enquanto o chef demonstra como se prepara um ceviche.

O roteiro perfeito sugerido por Cláudio Lutzkat contempla ainda um passeio por San Isidro e seu centro financeiro, clube de golfe e pelo Parque das Oliveiras, o mais antigo da cidade. ” Vale a pena explorar Miraflores, onde se localiza a antiga pirâmide de barro de Huaca Pucllana, bem como vivenciar o ambiente romântico do Parque del Amor. As vistas para o Pacífico são de tirar o fôlego”, acrescenta.

A Antaris Travel sugere também uma visita ao centro histórico de Lima para que o turista admire a Catedral e os edifícios coloniais que cercam a plaza principal, assim como o Palácio Presidencial, o Palácio Municipal e o Palácio Episcopal.

“Visite também as catacumbas abaixo do Convento de São Francisco e no final você tem duas opções: fazer compras em um colorido mercado andino ou ser levado de volta para o seu hotel”.

ANTARIS TRAVEL NA REDE

Para receber mais dicas de viagens visite o site da Antaris Travel https://www.antaristravel.com.br/ou siga a agência nas redes sociais.

Facebook: https://www.facebook.com/antaristravel/
Instagram: https://www.instagram.com/antaristravel/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCnC1uMP5lNUlaKsmSWExPmA

Aliás, para conferir outras dicas de Cláudio Lutzkat em nosso site, basta acessar nossa aba especial de Turismo clicando no seguinte link: https://bragancaempauta.com.br/category/turismo/

Deixe uma resposta