Uso de máscaras: Falta de fiscalização ou de irregularidades?

Nos últimos dias, dois fatores relacionados ao trabalho de fiscalização da Prefeitura chamaram a atenção: por quatro dias nenhuma multa relacionada ao uso obrigatório de máscara foi aplicada e por três dias, nenhuma fiscalização a comércios e transporte coletivo.

Esta análise ocorre, baseada em informações fornecidas pela própria Prefeitura de Bragança Paulista.

Com relação à questão da máscara, no pronunciamento do dia 17 de julho a secretária municipal de Saúde, Marina de Fátima Oliveira afirmou: “Usar máscara é um ato de amor e de solidariedade. É lei, vamos usar o tempo inteiro, temos feito fiscalização em toda a cidade, mais de 30 pessoas já foram multadas por não usarem máscaras. E é uma vergonha a gente ter que multar as pessoas por elas não estarem se cuidando”.

Passados quatro dias, em 21 de julho, Marina disse: “Nós continuamos a fazer a fiscalização em todo município, através da Vigilância Sanitária e através dos fiscais de posturas. Os fiscais da Vigilância Sanitária… já multaram 31 pessoas por não estarem com máscaras”.

Ou seja, no período compreendido entre a tarde do dia 17 até a manhã do dia 21, ou os fiscais não encontraram ninguém sem máscara pelas ruas da cidade ou o trabalho não foi realizado.

Aliás, esta segunda opção se torna mais plausível, se analisarmos os informes da Secretaria Municipal de Comunicação, que diariamente informa aos veículos de mídia os dados de notificação de adequação, denúncias checadas, ônibus fiscalizados e inspeções de Vigilância Sanitária.

A SECOM informou estes dados nos dias 13,14,15 e 16. E, após a chegada da liminar tornou sem efeito os decretos do prefeito Jesus Chedid, novo boletim de fiscalização só foi atualizado no dia 20.

Não se sabe mais uma vez se no final de semana entre os dias 17 a 19, se houve ou não fiscalização em Bragança Paulista ou se nenhuma irregularidade foi encontrada pelos fiscais.

INFORME-SE

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista e região no celular?  É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

 

Deixe uma resposta