Vacinação contra sarampo vai até 31 de agosto em todas as unidades com sala de vacina, em Bragança Paulista. Confira aqui quem deve se vacinar.

Cresce em todo o Estado de São Paulo os casos de sarampo. Na cidade de Atibaia um caso de sarampo foi confirmado. De acordo com a  Prefeitura, no entanto, o jovem de 24 anos, está fora de risco.

Segundo nota divulgada pela Prefeitura de Atibaia sobre a doença, desde o começo do ano até 1º de agosto, foram notificados 6 casos suspeitos de sarampo e 2 de reação vacinal em Atibaia.

Um dos casos suspeitos de sarampo na cidade foi confirmado, mas não apresenta gravidade.

Em outros municípios da região, segundo a nota, foram registrados 9 suspeitos de sarampo e 1 de reação vacinal, mas nenhum caso confirmado até o momento. De acordo com a Prefeitura de Atibaia, desde 1997 não haviam casos confirmados de Sarampo em Atibaia.

A Secretaria de Saúde de Atibaia informa que a vacina contra a doença está disponível em todos os Postos de Saúde.

QUEM DEVE SE VACINAR?

Quem tem até 29 anos deve tomar duas doses da vacina com intervalo mínimo de 1 mês entre elas. Já quem tem de 30 a 49 anos deve tomar apenas uma dose.

As pessoas com mais de 50 anos também podem receber a vacina. Considera-se, no entanto, que  existe uma grande chance delas já estarem imunes.

O QUE É O SARAMPO?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave. A doença, aliás, é transmitida pela fala, tosse bem como pelo espirro. O sarampo é uma doença  extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina.

Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

O sarampo caracteriza-se principalmente por febre alta, acima de 38,5°C, exantema maculopapular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema).

PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DO SARAMPO:
  • Febre alta, acima de 38,5°C;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Conjuntivite;
  • Manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhasFoto: Ministério da Saúde
Dengue

Já com relação as casos de dengue, no período de janeiro a agosto deste ano foram realizadas em Atibaia, 498 notificações.

Destas, 339 foram  confirmados (97 laboratorial e 242 clínico epidemiológico. Além disso 138 casos foram descartados (85 laboratorial e 53 clínico epidemiológico). Além disso,  21 casos estão ainda em investigação.

Os sintomas para diagnosticar a dengue são dores musculares, mal estar, dor nas córneas, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo com febre alta.

Gripe Influenza

Já com relação à gripe influenza, foram notificados 28 casos.  Em Atibaia, dos 22 casos suspeitos, 17 foram descartados, 2 foram confirmados por H1N1 (1 por H3 e 1 por vírus sincicial respiratório) e 1 está sendo investigado. Além disso foram 4 casos notificados em Mairiporã (1 confirmado por vírus sincicial respiratório e 3 descartados); 1 caso em Bom Jesus dos Perdões (descartado) e 1 em São Paulo (descartado).

Para ficar por dentro de outras notícias da região acesse: https://bragancaempauta.com.br/category/regiao/

Deixe uma resposta