Balanço enchentes

Na tarde desta segunda-feira, 26, a Prefeitura de Bragança Paulista, divulgou uma nota com o balanço dos estragos causados pelas chuvas,

Conforme informações da Secretaria de Segurança e Defesa Civil a chuva começou no domingo, 25,  por volta das 15h30. Houve uma pancada de chuva de forte intensidade, com cerca de 44,13 mm de precipitação. A chuva, foi acompanhada de trovões e relâmpagos e os ventos chegaram a 27km/h.

Em alguns bairros choveu mais do que em outros. As estações meteorológicas registraram os seguintes índices pluviométricos:

  • Jardim São Miguel – 99,4 mm;
  • Jardim América – 58,6 mm;
  • Lavapés – 56,8 mm;
  • Centro – 28,6 mm;
  • Jardim do Cedro – 17,4 mm;
  • Água Comprida – 4 mm.

Os principais pontos de alagamentos foram o Bairros do Lavapés, na região da Praça Chico Major e Rua Dona Carolina. O bairro do Campo Novo também foi castigado pelas chuvas. Lá um pequeno córrego que passa próximo às residências transbordou e a água invadiu as residências ribeirinhas. Não houve vítimas.

Conforme dados da Prefeitura não foi necessário remover nenhuma família para abrigos públicos.

Foram registrados alagamentos também no Jardim São Miguel, na Rua Antonio Pascoalino Cataldo conforme o já divulgado pelo Bragança Em Pauta.

No Jardim Iguatemi na Avenida Dom Bosco os carros e motos não conseguiam passar por causa da água. Da mesma forma, motoristas tiveram que esperar a água abaixar na Rodovia Benevenuto Moreto na entrada Green Park.

Ações da Prefeitura após alagamentos

A Defesa Civil realizou patrulhamentos em pontos onde de costume acontecem enchentes. Bairro como Vila Malva e Jardim Califórnia, por exemplo, desta vez não foram castigados.

Por causa das enchentes, a Prefeitura distribuiu aos moradores e comerciantes das áreas afetadas  materiais de limpeza, de higiene e cobertores.

Algumas pessoas no Lavapés, chegaram a ficar ilhadas e foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros, com o uso de bote. Não foram registradas contudo, ocorrências graves. Muitos motoristas que arriscaram passar pela enchente acabaram ficando presos no meio da água.

Para notificar ou acionar a Defesa Civil em caso de enchentes basta ligar para o número (11) 4035-7677 (horário comercial) ou na Guarda Municipal (plantão 24h) através do número 153.

Nesta segunda-feira, 26/11 a Prefeitura informou que continua realizando a limpeza das vias com o caminhão pipa, Além disto, está realizando a limpeza de alguns bueiros.

Não foram divulgados pela Divisão de Imprensa da Prefeitura número de imóveis ou carros atingidos.

Confira vídeos e fotos dos alagamentos divulgados pelo Bragança Em Pauta:

https://bragancaempauta.com.br/alagamentos-braganca-paulista/