EXAR Apresentação

Ex-atiradores do Tiro de Guerra de 2013  têm até o dia 14 para se apresentar na Junta do Serviço Militar. Desde o dia 10, a Junta Militar de Bragança Paulista está recebendo exclusivamente para o EXAR, estes ex-atiradores.

O atendimento é feito das 8h às 16h. A Junta Militar fica na Rua Doutor Tosta, 224, no Centro.

Para os ex-atiradores que prestaram o serviço militar entre 2014 e 2017 o EXAR pode ser realizado também pela Internet através do endereço eletrônico http://www.exarnet.eb.mil.br.  Esta apresentação pode ser  feita até o 31 de janeiro.

Devem se apresentar os ex-atiradores do TG, oficiais e praças da reserva, bem como reservistas de 1ª e 2ª categorias.

O EXAR é realizado anualmente e teve início no dia 1º de dezembro. Ele conta com a finalidade de avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização. Além disso, serve também para  atualizar os dados dos cidadãos que prestaram o serviço militar nos últimos cinco anos.

A apresentação pela internet ou presencialmente é obrigatória tanto como para quem prestou serviço militar no Exército, bem como na Marinha ou Aeronáutica..

Para ficar em dia com as obrigações militares o Certificado de Reservista deve conter as anotações das apresentações anuais obrigatórias nos EXAR dos últimos cinco anos.

Caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do período do EXAR, a mesma pode ser feita em qualquer época do ano. Para isto basta o interessado estar com o Certificado de Reservista.

Nos casos de apresentação depois do período normal, no entanto, será cobrada uma multa.

Quem estiver em trânsito ou mudou de endereço deve se apresentar em qualquer Quartel, Junta de Serviço Militar. No exterior a apresentação deve ser feita em alguma Repartição Consular.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4035-2670.