Secretário de Mobilidade Urbana

A partir desta terça-feira, 22. o secretário de Planejamento de Bragança Paulista, Marcelo Alexandre Soares da Silva, passa a responder cumulativamente também pela  Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

A portaria com sua nomeação foi publicada no Imprensa Oficial nº 549. Apesar de ser datado desta terça-feira, 22, O o jornal só foi publicado no site da Prefeitura no final do dia.

A nomeação foi feita pelo prefeito em exercício, Amauri Sodré. Quem vinha respondendo pelo cargo desde 23 de julho de 2018 era o secretário de Serviços Aniz Abi Júnior.

Anizinho afastado

Anizinho, no entanto, desde o dia 23 de novembro, tirou licença e na sequência férias. Em seu lugar durante os afastamentos foi nomeado para responder pela Secretaria de Serviços,  Ediberto Tosta. Na Mobilidade Urbana, no entanto, nunca foi feita nenhuma nomeação.

Jesus Chedid chegou inclusive a falar em dezembro que pretendia nomear para a pasta um especialista. Disse ainda que não podia errar. A nomeação, no entanto não aconteceu.

A portaria de Marcelo Silva para responder pela Secretaria de Mobilidade Urbana, na mesma data em que Jesus Chedid foi afastado do cargo de prefeito por questões de saúde, gerou burburinhos nos bastidores da política. A nomeação aconteceu também um dia depois do cancelamento da assinatura do contrato de novos radares e OCRs com a empresa Splice.

A solenidade estava marcada para acontecer antes da posse de Dorival Francisco Bertin como secretário, mas foi suspensa, sem qualquer justificativa. Desde maio de 2018 radares e OCRs estão desligados.

Leia +https://bragancaempauta.com.br/radares-comecam-a-ser-desligados-em-braganca-paulista/

Aliás, esta não é a primeira vez que a nomeação de um secretário de Mobilidade Urbana chama atenção nesta administração.

A Divisão de Imprensa da Prefeitura chegou a anunciar oficialmente que Fernando Martinez, chefe de Planejamento, seria nomeado para ocupar a pasta com a saída de Manoel Botelho. Isto, no entanto não aconteceu. Entre a saída de Botelho do cargo e a nomeação de Anizinho, no entanto, Martinez inclusive assinou diversos atos referentes à licitação de radares em andamento. Na época ele inclusive revogou os testes de equipamentos realizados durante o processo. Os testes, tinham no entanto sido aprovados anteriormente por Botelho.

Leia +: https://bragancaempauta.com.br/anizinho-deve-ser-nomeado-novo-secretario-de-mobilidade/

Audiência pública transporte

O anúncio de Marcelo Silva para a Mobilidade Urbana chamou atenção ainda pelo fato não ter sido citado durante audiência pública sobre transporte coletivo, realizada durante a tarde no Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade (CISEM).

A presidência dos trabalhos deveria estar a cargo de Anizinho conforme o determinado através de edital. Ele está disponível inclusive para consulo no site da Prefeitura.(http://braganca.sp.gov.br/uploads/files/2019/audiencia_transporte_publico.pdf)

O vereador Basilio Zecchini Filho chegou a questionar o fato do Anizinho não estar presente e presidindo a sessão. Ele também questionou o fato do edital prever que antes da reunião era necessário comunicar alterações na mesa dos trabalhos e que isto não foi feito. Na visão de Basílio, a audiência pode ser inclusive anulada por isto.

Em nenhum momento na audiência, no entanto, foi falado que Marcelo Silva esta respondendo pela pasta. Foi dito, apenas que Fernando Martinez que compôs a mesa representava a Secretaria de Mobilidade Urbana.

Aliás, as 19h06 a Divisão de Imprensa da Prefeitura de Bragança Paulista chegou a divulgar um release falando da audiência e não citou a nomeação.

Somente às 19h58 um novo e-mail foi recebido no Bragança Em Pauta, comunicando sobre a nomeação de Marcelo. No texto a Divisão de Imprensa justificou: “Adendo: o Secretário Municipal de Planejamento Marcelo Alexandre Soares presidiu a Audiência Pública pois responde cumulativamente, a partir desta data (22 de janeiro de 2019),  pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, conforme Portaria nº Nº 8.679.”

 

Deixe uma resposta